Pesquisar
Close this search box.
/
/
E se a Inteligência Artificial pudesse nos tornar mais humanos?

E se a Inteligência Artificial pudesse nos tornar mais humanos?

De que forma a inteligência artificial vai impactar os negócios do futuro? Confira em artigo exclusivo de Arnaud de Lacoste, Sócio-fundador do Grupo Sitel

A inteligência artificial (IA) é frequentemente associada à histeria futurista do fim dos postos de trabalho, da dominação das máquinas ou ao simples fim da humanidade. Ficção científica à parte, é fato que o conceito já está presente em nosso cotidiano e isso reconstrói radicalmente o modelo atual da sociedade e do mercado de trabalho. Enquanto discutimos sobre carros que dirigem sozinhos, medicina preventiva, privacidade dos dados, Internet das Coisas (IoT) ou assistentes virtuais, os avanços tecnológicos estão gerando infinitas oportunidades – tanto para o indivíduo quanto para os negócios.

Engana-se quem pensa que a criatividade e a inteligência humana serão substituídas por robôs e algoritmos. O momento é de desvendar esta sinergia homem-máquina. Graças à tecnologia com base em inteligência artificial, estamos dando início à era do contexto e dos “diálogos infinitos”.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

É preciso lembrar que empatia, diálogo e emoções são fundamentais em todas as áreas. Para os negócios, isso significa que o valor agregado está migrando para a área sobreposta entre a inovação potencial e a identidade emocional da marca. Capacidade de resposta, serviços customizados, proteção de dados, proximidade com o consumidor e o poder da verdade – estes elementos-chave serão decisivos nos próximos 10 anos. Nesse contexto, no qual ainda existem muitas perguntas e respostas sobre a IA, três fatos ganham destaque:

1- É preciso cuidado com os pessimistas

É verdade que a Inteligência Artificial está revolucionando significativamente nossa sociedade e nossos modelos econômicos. Porém, assim como todos os avanços históricos, isto não é suficiente sem trabalho. O homem continua a ser o “Senhor dos Robôs”.

Em Phaedrus, por exemplo, Platão considerou a escrita como uma tecnologia que destruiria o esforço da memória, limitaria o diálogo e impediria a troca de ideias. Hoje vemos que a realidade não é bem assim.

2- Atuação precisa de colaboração e não de competição

Uma tendência bastante forte relacionada à IA é que as diferenças técnicas entre marcas muito provavelmente serão niveladas por meio da automação de processos internos. Portanto, o componente humano se tornará um elemento criticamente diferenciador.

Vivemos a era do contexto – ou, em outras palavras, uma era de conhecimento refinado do comportamento do usuário a partir do uso de dados. Junto disto existem conversas intermináveis entre marcas e clientes em todos os lugares, o tempo todo. Vivemos tempos em que os consumidores estão sempre conectados, não importa onde estejam, e isso traz um novo valor ao relacionamento humano e emocional.

Isso pode significar o fim das interfaces tradicionais: aplicativos de mensagens instantâneas e interfaces de voz se tornarão os canais decisivos do futuro. As marcas terão que aprender a desenvolver negócios em um mundo com menos telas.

3- O maior desafio não é a tecnologia, mas o treinamento

As empresas devem envolver-se na transformação digital em todos os níveis possíveis. Só assim conseguirão prever os novos comportamentos do consumidor, com insumos suficientes para atender às expectativas desse novo consumidor.

A IA entra em nossa rotina seguindo as emoções e relacionamentos humanos. Ao mesmo tempo, os valores de uma marca dependerão da natureza pela qual o relacionamento com o seu consumidor é construído. Paralelo à transformação digital, o treinamento e a capacitação dos times serão os maiores desafios nos próximos anos. Suas equipes são “fluentes digitais”? Essa é uma das principais questões que as empresas deverão responder daqui para frente.

*Por Arnaud de Lacoste, CMO e Sócio-fundador do Grupo Sitel, autor do livro “What if Artificial Intelligence could make us more humans?”, em colaboração com a Consumidor Moderno

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]