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Como usar o poder da IA nas soluções financeiras

Como usar o poder da IA nas soluções financeiras

Tecban elenca áreas em que a Inteligência Artificial tem trazido incremento e bons resultados para instituições financeiras

O mercado financeiro e suas soluções financeiras foram extremamente impactados e impulsionados pelo avanço das tecnologias nos últimos anos. Aos poucos, a Inteligência Artificial (IA) se insere nesse mercado e começa promover mudanças ainda mais profundas.

Como se não bastasse soluções conhecidas que mudaram a nossa relação com as transações financeiras, como métodos mais ágeis para pagamentos e transferências, WhatsApp, ofertas e aquisição de produtos e serviços financeiros online etc, toda essa evolução tem sido desafiada por um cenário onde novas tecnologias como a IA buscam responder às necessidades pontuais de consumidores cada vez mais digitalizados.

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Inteligência Artificial e suas ramificações para o setor financeiro

As facilidades com as novas tecnologias para serviços financeiros são imensas – e já nos acostumamos com elas. No entanto, junto com esse o aumento exponencial das transações digitais, criou-se também um ambiente onde há maior risco de vazamento de dados, falhas de segurança e fraudes.

Nesse ambiente, a Tecban gosta de destacar que além de todo incremento que a IA pode trazer para soluções financeiras digitalizadas, ele é justamente uma ferramenta para controlar essas possíveis situações de risco. Mas, sendo a Inteligência Artificial, uma grande aliada do mercado financeiro, como ela pode cumprir esse papel?

Para a Tecban, seu poder está na capacidade de analisar grandes quantidades de dados em tempo real, entendendo padrões e detectando comportamentos de risco. Ou seja, ao mesmo tempo em que evita fraudes, ela também possibilita, por meio dos seus recursos tecnológicos, a personalização da oferta de serviços e produtos. E essa é uma solução interessante aos consumidores e às instituições financeiras, no que diz respeito à conquista e fidelização de clientes – além de prover maior segurança e confiabilidade.

Outro ponto que não pode ser esquecido, segundo a Tecban é o atendimento. Se o número de transações financeiras hoje foi ampliado e os processos agilizados, criou-se uma nova demanda de comunicação com os clientes, e essa precisa ser desenvolvida constantemente. Isso significa que a IA chega também para auxiliar no processo de atendimentos mais preditivos, ágeis e disponíveis, quase sempre, em tempo real.

IA no dia a dia das instituições financeiras

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A seguir, a Tecban elencou algumas áreas e setores financeiros que já estão aplicando a Inteligência Artificial em seu dia a dia em busca de toda essa gama de incremento e de bons resultados.

Soluções financeiras na análise de crédito – Há cada vez mais fatores que podem ser analisados na hora de conceder crédito. No entanto, isso não faz com que seja mais fácil lidar com os riscos dessa operação. Segundo a Tecban, o grande problema está na coleta e organização dos dados, já que o volume de informações a serem cruzadas desafia a capacidade humana de examiná-las. Já a IA consegue verificar rapidamente milhares de dados e critérios diferentes para sinalizar se um crédito deve ou não ser concedido. Além disso, ela ainda aponta às instituições financeiras quais pedidos precisam passar por uma análise manual mais aprofundada.

Produtos personalizados – Os clientes precisam ser atendidos de maneira personalizada para garantir a rentabilidade dos negócios e a sua satisfação. Isso é um fato! A Inteligência Artificial permite entender quais as características de cada um e ajuda a estabelecer soluções financeiras mais adequadas para diferentes necessidades.

Suporte ao cliente e ao usuário:

Neste tópico, a Tecban ressalta o atendimento, especificamente. Um fator importantíssimo para a fidelização e conquista de novos clientes. As tecnologias de comunicação apresentadas pelas instituições financeiras devem agora proporcionar aos usuários um suporte rápido, empático e em tempo real.

Nessa jornada, a Inteligência Artificial é aplicada para que o atendimento aconteça dessa forma e alcance, no mesmo instante, uma grande quantidade de pessoas. Ela garante a padronização da comunicação ao passo que aprende com as principais dúvidas dos usuários. Com isso, as instituições financeiras estabelecem pontos de melhoria para que as respostas às solicitações sejam cada vez mais claras.

Como sabemos, uma ferramenta muito utilizada no atendimento ao cliente é o chatbot (conversas iniciadas por robôs em sites e aplicativos de mensagens). Essa solução avança a cada dia com a IA e permite criar e programar respostas automáticas para as principais questões levantadas, avaliar o atendimento e implantar melhorias rápidas aos processos.

Inteligência Artificial e a prevenção de fraudes:

Segundo indicador da Serasa Experian, em 2022, foram registradas mais de três milhões de tentativas de fraudes contra o consumidor no Brasil. Nesse levantamento, o segmento de Bancos e Cartões liderou com 1,7 milhão. Em segundo lugar estão as instituições financeiras, com 528 mil tentativas.

Na avaliação da Tecban, esse cenário demonstra a importância de criar processos de prevenção a operações fraudulentas. Para isso, a coleta e análise de dados e do comportamento dos usuários é essencial. E mais uma vez a Inteligência Artificial tem suas ferramentas acionadas pelas instituições financeiras, evitando danos às contas e negócios dos clientes.

Algoritmos de investimento:

Aqui algo novo que gera muita curiosidade e controvérsias. No entanto já existem soluções de Inteligência Artificial capazes de analisar diversas informações do mercado financeiro com o objetivo de entender a melhor forma de negociar papéis na Bolsa de Valores. O sistema consegue inferir o melhor momento para comprar ou vender uma ação a partir de milhares de dados que, muitas vezes, não são alcançados pela análise humana.

Jurídico inteligente:

Outro destaque da Tecban nesse cenário, é que a Inteligência Artificial pode gerenciar toda a complexa massa processual das empresas. Levantamento de insights importantes, como a duração média dos processos e as possibilidades de ganho e perda, por exemplo, são algumas de suas qualidades no setor jurídico. Dessa forma, o jurídico das instituições financeiras consegue formular estratégias mais eficazes, teses de defesa mais robustas e, até mesmo, evitar litígios.

 

O modelo de autoatendimento bancário está em constante evolução, com a oferta pelo mercado financeiro de novos serviços, processos, tecnologias e soluções. Como instituição atenta às mudanças e a evolução das novas tecnologias, a Tecban oferece uma estrutura aberta e compartilhada que proporciona eficiência, coexistência e que conecta os mundos físico e digital. Um ambiente cada vez mais presente no dia a dia financeiro dos consumidores.



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