Pesquisar
Close this search box.
/
/
A Inteligência Artificial chegou ao Poupatempo

A Inteligência Artificial chegou ao Poupatempo

Em evento no Campus São Paulo, espaço do Google, governo de São Paulo divulga ampliação do Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo

É provável que a maioria dos consumidores moradores de São Paulo já tenha utilizado algum serviço do Poupatempo. Exemplo disso é que na unidade da Sé, bairro central de São Paulo, foram atendidas mais de 241 mil pessoas só em Janeiro. Nesse local, a média de pessoas atendidas foi de mais de oito mil cidadãos – e essa é só uma entre as 72 unidades do Poupatempo.

Para o consumidor e cidadão, o que há de mais interessante nesse serviço público é que ele funciona também pela internet e conta até mesmo com um assistente virtual – o chamado Poupinha.

E hoje, em um evento realizado no Campus São Paulo, espaço do Google para o fomento de startups, o paulistano viu acontecer algo quase inédito: o poder público investiu em inovação e tecnologia favoráveis aos usuários e cidadãos, ampliando a capacidade do Poupinha.

Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin assinou contrato de financiamento da agência de fomento paulista Desenvolve SP com a startup Nama, responsável pela tecnologia usada no Poupatempo. Agora, o atendente virtual – que tira dúvidas e faz agendamentos por meio de chat no portal do Poupatempo ou pelo Messenger, no Facebook – ganha uma segunda versão mais atualizada, que amplia sua capacidade de prestar informações aos cidadãos.

“O Poupinha é inteligência artificial atendendo o Poupatempo. Ele fez em 99 dias, 8,5 milhões de atendimentos. Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade”, comentou o governador. “Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente através de inteligência artificial”, disse.

No evento, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, elogiou o Poupatempo pela iniciativa de investir em inteligência artificial para garantir a qualidade do atendimento. “O Poupatempo é motivo de orgulho para os brasileiros, pela excelência no atendimento”, afirmou.

O diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Ilídio Machado, responsável pela gestão do Poupatempo, explicou que o Poupinha é apenas um dos exemplos da estratégia de utilizar todas as tecnologias disponíveis para atender o cidadão. “Estamos investindo em canais eletrônicos, aplicativos e outras soluções como totens de autoatendimento para legar o serviço do Poupatempo até o cidadão”, afirmou.

Fomento

Alckmin destacou também que a ferramenta só está em uso graças ao Pitch Gov SP, uma convocação de empresas tecnológicas realizada em 2015, que viabilizou a parceria entre a Nama com o governo do Estado. A ideia do programa é aproximar o poder público das soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas por startups. Assim, questões de interesse público poderão ser melhoradas, da mesma forma como aconteceu com o Poupatempo. Essa é a primeira ação do gênero realizada na América Latina. Além da Nama, outras onze empresas foram selecionadas e estão prestando serviços ao Estado de forma gratuita.

A ferramenta de inteligência artificial do Poupatempo está em testes desde o final de dezembro de 2016. Até agora, já trocou mais de 8,3 milhões de mensagens. Foram mais de 540 mil chats pelo portal e pelo Facebook, além de mais de 217 mil agendamentos concluídos. A média de atendimentos é de 5,6 mil cidadãos por dia – quase a média de pessoas atendidas na Sé.

O que muda no Poupatempo?

Com a atualização anunciada hoje, o robô Poupinha passa a ter maior capacidade de resposta para cidadãos que pedem informações sobre os serviços do Poupatempo. Além de fazer agendamentos, ele também vai tirar dúvidas sobre o serviço mais procurado no Poupatempo: o RG – ou Carteira de Identidade. Em breve, a ferramenta passará a informar também sobre outros serviços, como CNH e Atestado de Antecedentes.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]