Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inteligência artificial do Google pode detectar câncer de mama com mais precisão que médicos

Inteligência artificial do Google pode detectar câncer de mama com mais precisão que médicos

Tecnologia poderá ser usada para auxiliar especialistas e otimizar trabalho de diagnósticos

A inteligência artificial pode salvar vidas. Uma pesquisa publicada na revista Nature mostra que um sistema de IA desenvolvido pelo Google consegue detectar a presença de câncer de mama em mamogramas com mais precisão do que os radiologistas humanos.

O câncer de mama afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, foram estimados 59.700 novos casos da doença em 2018, com 16.724 mortes, segundo o Ministério da Saúde. A detecção precoce é a melhor forma de combater a doença e, embora as mamografias sejam ferramentas de detecção eficazes, elas podem gerar resultados falso positivos ou falso negativos.

Segundo a American Cancer Society, radiologistas não detectam cerca de 20% dos casos de câncer de mama nos mamogramas, gerando um resultado falso negativo. E muitas mulheres que fazem os testes têm um resultado falso positivo em algum momento da vida, no qual o exame mostra que ela tem câncer, embora ela esteja saudável.

Para reduzir erros de diagnósticos, os desenvolvedores do Google, em colaboração com profissionais do DeepMind AI, do Cancer Research UK Imperial Centre, da Northwestern University e do Royal Surrey County Hospital, treinaram o sistema de Inteligência Artificial usando mamografias de 15 mil mulheres nos EUA e 76 mil mulheres no Reino Unido.

inteligência artificialDepois que os algoritmos foram treinados para detectar o câncer, o sistema foi incumbido de procurar células cancerígenas em mamografias de mulheres que já tinham a doença comprovada, como uma maneira de testar a precisão do algoritmo.

Como resultado, o sistema conseguiu reduzir a existência de erros que geralmente ocorrem nos diagnósticos. Nos pacientes dos EUA, o sistema reduziu os falsos negativos em 9,4% e os falsos positivos em 5,7%. Nos pacientes do Reino Unido, onde dois radiologistas costumam checar os resultados, o modelo reduziu os falsos negativos em 2,7% e reduziu os falsos positivos em 1,2%.

A inteligência artificial vai substituir os médicos?

Embora a inteligência artificial tenha superado os médicos na identificação de câncer de mama na maioria dos casos, o sistema está longe de substituir o olhar do especialista. O estudo publicado pelo Google foi realizado apenas em centros de pesquisa e ainda não foi testado em clínicas, com outras variáveis em jogo, como a qualidade dos mamogramas.

Além disso, durante a pesquisa, houve casos em que os médicos sinalizaram a doença e o sistema não conseguiu detectá-la. Por isso, os pesquisadores têm sido cuidadosos ao anunciar que a tecnologia deve ser usada para “auxiliar” os radiologistas nos diagnósticos, e não substituir os profissionais.

No futuro, quando começar a ser usada na prática médica, a IA pode otimizar o trabalho dos especialistas e acabar com a necessidade de análise de mamografias por dois radiologistas, aliviando a pressão sobre sua carga de trabalho, dizem os pesquisadores.

“Cada um tem sua força e são complementares. Reunir os dois poderia fortalecer os resultados como um todo”, diz Shravya Shetty, pesquisadora do Google coautora da pesquisa, em entrevista ao The Verge.


+ IA

20 curiosidades impressionantes sobre inteligência artificial
Programa do Google diagnostica câncer de pulmão ‘com mais eficiência que médicos’
Cientista brasileira desenvolve ‘caneta’ que detecta células cancerígenas

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]