Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inteligência Artificial detecta diabetes tipo 2 em até 10 segundos

Inteligência Artificial detecta diabetes tipo 2 em até 10 segundos

A tecnologia de voz promete superar barreiras de tempo e custo associado aos métodos tradicionais de detecção, abrindo caminho para diagnósticos acessíveis

Essa foi a conclusão dos pesquisadores canadenses da instituição Klick Labs, publicado na revista cientifica Mayo Clinic Proceedings: Digital Health. De acordo com o estudo, o modelo tem 89% de precisão para mulheres e 86% para homens.

A pesquisa utilizou gravação de voz, no estudo que envolveu 267 pessoas, entre não diabéticos e diabéticos tipo 2. Durante duas semanas, os participantes foram instruídos a gravar uma frase simples em seus smartphones seis vezes ao dia. Com um total de mais de 18.000 gravações, os pesquisadores se concentraram na análise de 14 características acústicas para detectar diferenças entre as vozes desses grupos.

“Nossa pesquisa destaca variações vocais significativas entre indivíduos com e sem diabetes tipo 2 e pode transformar a forma como a comunidade médica rastreia o diabetes”, disse Jaycee Kaufman, primeira autora do artigo e cientista do Klick Labs. “Os métodos atuais de detecção podem exigir muito tempo, viagens e custos. A tecnologia de voz tem o potencial de remover totalmente essas barreiras”, acrescenta.

Os pesquisadores analisaram uma série de características vocais, como mudanças no tom e na intensidade que não podem ser percebidas pelo ouvido humano. Usando processamento de sinal, os cientistas conseguiram detectar alterações na voz causadas pelo diabetes tipo 2. Essas mudanças vocais reagem de maneiras diferentes para homens e mulheres, de acordo com a pesquisa.

A situação da diabetes no mundo

Um dado alarmante revela que quase 240 milhões de adultos em todo o mundo, correspondendo a quase 50% da população diabética global, vive com diabetes sem sequer saber da condição. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, quase 90% desses casos são de diabetes tipo 2, uma forma da doença frequentemente associada a hábitos de vida e fatores genéticos.

Os métodos tradicionais de diagnóstico, como a hemoglobina glicada (A1C), o teste de glicemia em jejum (FBG) e o teste de tolerância à glicose oral (OGTT), são utilizados para identificar a pré-diabetes e a diabetes tipo 2. No entanto, esses testes exigem a visita de um profissional de saúde, o que pode pode ser uma barreira para muitos pacientes ao contribuir para o diagnóstico tardio.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Yan Fossat, vice-presidente do Klick Labs e pesquisador principal de um estudo inovador, disse que essa tecnologia de voz não invasiva e acessível pode atingir muitas pessoas nessa condição, além de rastrear um grande número de pessoas que não foram diagnosticadas com diabetes tipo 2.

“A nossa pesquisa destaca o enorme potencial da tecnologia de voz na identificação de diabetes tipo 2 e outras condições de saúde”, afirmou Fossat. Ele destacou que a tecnologia de voz tem o poder de revolucionar as práticas de saúde, tornando-se uma ferramenta digital acessível e eficaz para rastreamento.

Fossat enfatizou que os benefícios vão além do diagnóstico de diabetes tipo 2. Os passos a seguir incluem a replicação do estudo e a expansão das pesquisas para utilizar a voz como método de diagnóstico em outras áreas, como pré-diabetes, saúde da mulher e hipertensão.

Com essa inovação, a integração da tecnologia de voz no campo da saúde representa um grande passo na direção nos diagnósticos mais precisos e acessíveis para um público mais amplo. O futuro já começou com a IA.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]