Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inteligência Artificial revoluciona o diagnóstico de endometriose

Inteligência Artificial revoluciona o diagnóstico de endometriose

Ao acelerar análise de dados, IA fornece diagnóstico mais preciso mais rapidamente, favorecendo o tratamento da doença, causa de infertilidade e afeta milhões de mulheres

Os pesquisadores que desenvolveram a ferramenta são da Universidade de Adelaide, na Austrália, em colaboração com a Universidade de Surrey, no Reino Unido. A equipe detectou um avanço significativo no diagnóstico da endometriose com a aplicação de uma inteligência artificial (IA). A nova tecnologia promete acelerar o processo de diagnóstico, melhorando assim a qualidade de vida de milhões de pessoas que enfrentam os desafios desta condição de saúde.

O Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e diretor clínico da Neo Vita explica que o sistema desenvolvido pelos pesquisadores pode reduzir drasticamente o tempo do diagnóstico:

“O Imagedo utiliza inteligência artificial para analisar dados de ultrassom e ressonância magnética para ajudar a reduzir significativamente o tempo necessário para diagnosticar a endometriose – que, em média, leva mais de seis anos para ser diagnosticada corretamente”, dFernando.

Segundo os pesquisadores, Imagedo introduz recursos inovadores de IA para fornecer diagnóstico rápido e não invasivo de endometriose, combinando tecnologia de ressonância magnética e ultrassom “O longo processo de diagnóstico da endometriose pode levar à ansiedade, depressão e fadiga, muitas vezes exigindo que as pacientes consultem vários profissionais de saúde. Esta longa jornada de diagnóstico pode exigir cirurgia invasiva e atualmente carece de um teste não invasivo confiável, para não mencionar que apresenta muitos pacientes com riscos significativos para a saúde e econômicos”, diz.  

“Um bom médico e bem treinado saberá diagnosticar precocemente a doença e evitar que ela só seja diagnosticada muito tardiamente, quando já causou sequelas importantes. Nesse sentido, a IA pode auxiliar na precocidade diagnóstica, transformando sobremaneira a qualidade de vida da mulher e reduzindo ou mesmo eliminando as sequelas em definitivo”, conta o especialista.

Endometriose afeta milhões de mulheres

A endometriose é uma condição médica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, e no Brasil, não é diferente. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada 10 mulheres no país enfrenta a doença, marcada pela presença de tecido endometrial fora do útero.

O principal sintoma, dor pélvica intensa durante a menstruação, muitas vezes é negligenciado por ser associado erroneamente às cólicas menstruais comuns. Essa falta de reconhecimento precoce contribui para diagnósticos tardios, muitas vezes quando uma condição já impactou significativamente a qualidade de vida dos pacientes, incluindo dificuldades para engravidar.

“Estima-se que de 3 a 5 milhões dessas brasileiras diagnosticadas tenham infertilidade. A endometriose é inflamatória e ocorre quando as células do endométrio, o tecido que reveste a parede interna do útero, em vez de serem eliminadas durante a menstruação, movimentam-se no sentido oposto, caindo no interior do abdômen e se implantam nos órgãos e tecidos internos. Ela se relaciona com a fertilidade, porque essas células se espalham pelo aparelho reprodutivo, dificultando desde a fertilização do óvulo até a implantação do embrião”, explica o médico.

A dor associada à endometriose é mais do que uma simples cólica menstrual. É uma dor debilitante que pode se estender para além do período menstrual, afetando a rotina diária e o bem-estar emocional das mulheres. Infelizmente, essa dor muitas vezes é desconsiderada ou minimizada, resultando em atrasos no diagnóstico e tratamento adequado.

“Esse já é um universo grandioso no Brasil de forma que quase 10,4 milhões de mulheres sofrem com o problema de acordo com dados oficiais. No entanto, é muito provável que o número de mulheres com endometriose atualmente seja maior do que o relatado, pois, até hoje, os sintomas da doença são negligenciados, levando a um cenário de subdiagnóstico. Isso é altamente maléfico, visto que a doença é a principal causa de infertilidade na mulher”, pontua o médico.




Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]