Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como integrar os dados de CRM e CX para envolver o cliente

Como integrar os dados de CRM e CX para envolver o cliente

Gerar experiências mais personalizadas é apenas um dos vários pontos positivos em CX; marketing ainda exige iniciativas diretas e mensuráveis

Em CX, responder às perguntas ‘quem’ e ‘o quê’ do Customer Relationship Management (CRM) e o ‘porquê’ do Customer Experience (CX) é fundamental para criar uma conexão de marca mais significativa com o cliente, segundo insight da Kantar.

A empresa aponta que organizações bem-sucedidas investem na criação de compromissos personalizados com os clientes, que são mais eficientes e eficazes. Tecnicamente, ao integrar ricos dados de CRM com CX, as empresas criam experiências únicas para seus consumidores e companhias que geram transações lucrativas.

Um fator que prova que os negócios devem se atentar a modos mais assertivos de trabalhar tudo isso é que os seres humanos produzem 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente, de acordo com estudo da Domo, realizado em 2017. E gerenciar um volume gigantesco de informações, como esse, é humanamente impossível sem a intervenção da tecnologia.

Conheça o Mundo do CX

Benefícios da integração de dados de CRM e CX

Há uma pressão nos orçamentos de marketing que exige iniciativas diretas e mensuráveis. A pandemia de Covid- 19 mudou as expectativas dos consumidores e o comportamento de compra: os clientes querem ser ouvidos pelas marcas e convidados a voltar a comprar.

Confiar apenas nos dados do CX não é mais adequado. Por outro lado, a integração do CRM com o CX de maneira eficaz cumpre a promessa total de personalização. A fusão desses dois poderosos recursos de dados cria uma pilha de dados de linha de frente perfeita que possibilita o direcionamento e a comunicação. Além disso, as abordagens tradicionais de análise de clientes se tornam mais fáceis de executar.

Para obter o máximo de benefícios, as empresas precisam primeiro definir o que a experiência da marca realmente significa, coletar dados para medi-la e usar isso ao longo da jornada do cliente para ser customer centric.

Desse modo, a Kantar cinco benefícios gerados a partir desse modus operandi:

● Experiências únicas do cliente;
● Conexão com a marca: “A marca me ouve”;
● Recomendações inteligentes;
● Ofertas personalizadas;
● Transações sem atrito;
● Lealdade mais profunda.

Ao integrar dados de CRM com dados de CX, as empresas podem entender qual cliente está realizando transações, com que frequência, o que compram, porque compram e quanto tempo leva.

Mais do que apenas sua interface, a companhia precisa se adaptar. A integração bem-sucedida capacita os tomadores de decisão a:

● Focar nas transações e na experiência do cliente para desenvolver a melhor próxima ação (Next Best Action);
● Impulsionar a fidelidade com entradas de decisão orientadas por dados em torno dos valores do cliente;
● Aumentar a precisão da execução da campanha orientada por dados e a avaliação do retorno sobre investimento (ROI) no marketing on-line e off-line.

Quatro etapas para construir um programa eficaz
de integração entre CRM e CX

Visando guiar os gestores que se interessarem na metodologia data driven + CRM + CX, a Kantar elencou alguns passos para auxiliá-los nessa etapa:

1. Construa o impulso do CX antes da integração do CRM (Execute a descoberta completa dos sistemas CRM atuais, defina a tecnologia e os roteiros analíticos para integração CX e CRM, e implante soluções analíticas integradas. Por fim, comunique a importância do CX para as principais partes interessadas e crie atividades de CX simples e ad hoc);

2. Refine a estrutura e os processos do programa com automação, quando apropriado;

3. Valide o ROI do programa e comunique os sucessos para incorporar a mudança;

4. Mantenha o impulso do CX otimizando e automatizando os programas e processos do CX enquanto expande o uso de feedback de circuito fechado.

Embora CRM e CX sejam duas disciplinas independentes, elas têm o objetivo comum de obter uma melhor compreensão do comportamento humano. Suas equipes de análise precisam de uma solução com o melhor de ambas.

Um conjunto robusto de ferramentas com inteligência artificial (IA), big data e machine learning deve estar bem posicionado para atingir esse objetivo: esses métodos sobrepõem uma perspectiva conectada do cliente e permitem ações personalizadas e relevantes. Coletar dados do T-NPS, para a Kantar, é direcionar o link para o marketing contextual.

Entretanto, especialistas da Opinion Box fazem um alerta: saiba que você nunca terminará o processo de implementação – e aceite isso, pois a equipe de análise tem mais trabalho do que jamais será capaz de concluir. Ser data driven é gerar dados o tempo todo e, assim, o ciclo de coleta, análise e ação a partir dessas informações é eterno.

Aceite essa realidade e, a partir daí, seja rigoroso quanto à priorização. Verifique se sua empresa tem uma mentalidade de melhoria contínua e está sempre procurando oportunidades para otimizar processos existentes e captar novos dados. Se sim, você pode se considerar data driven de verdade!

Case Kantar

Empresa de telecomunicações aumentou a retenção geral de clientes em 30%

Um dos clientes da Kantar queria uma visão unificada das interações de seus consumidores em todos os pontos de contato e o desenvolvimento de um roteiro de análise para ajudar a impulsionar o envolvimento dos seus stakeholders a partir de dados.

Ao integrar as experiências do cliente e visualizar os principais fatores de satisfação, a empresa conseguiu entender o comportamento do cliente por meio da segmentação. Foram descobertos insights no nível do mercado e do cliente e implantar as próximas melhores ações aproveitando os dados do CRM.

Essa abordagem resolveu desafios específicos, como identificar a intenção específica da promoção do produto do cliente, modelagem de atrito e valor da vida útil do cliente. A combinação de dados de CRM e CX permitiu uma melhor alocação de verbas de marketing, com alavancas de engajamento do cliente exclusivas para cada cliente.

A solução permitiu à organização executar campanhas direcionadas e priorizar as ações, levando a um aumento de 30% na retenção geral de clientes.


+ Notícias

A geração Z não vai salvar o mundo 

Transformação digital da LATAM impulsiona inclusão 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]