Apesar do momento econômico pessimista pelo qual passa o Brasil, o Instituto Embelleze viu seu faturamento aumentar R$ 20 milhões no ano passado. E segue em alta: prevê crescimento de 15% a 17% para 2015.
Referência em capacitação no mercado de beleza, o Instituto conseguiu ainda cortar em até 30% o número de evasão de alunos de suas franquias após a criação do Programa de Excelência Pedagógica. O investimento de R$ 500 mil apenas em 2015 envolveu principalmente ações direcionadas aos professores da rede.
?Quanto melhor a aula, menores são as chances de o aluno desistir do curso. Isso é um benefício ao estudante, pois ele tem a oportunidade de se formar em uma nova área, concorrer em seletivas de empregos e assim melhorar de vida, além de ser também um benefício aos franqueados no que diz respeito ao faturamento,? conta em nota a gestora educacional do Instituto Embelleze, Marília Saveri. ?Nosso levantamento aponta que os alunos têm ficado dois meses a mais nas aulas em comparação ao ano anterior. Isso também mostra que tivemos uma redução considerável do número de cancelamentos?, completa.
Confira a seguir seis ações-chave que ajudaram a reduzir a evasão de alunos e impulsionar o treinamento de profissionais da empresa através do Programa de Excelência Pedagógica:
1. Promover a formação técnica e didática dos professores
O Instituto Embelleze criou o CONFIB (Congresso Nacional de Formação de Instrutores de Beleza), direcionado aos professores do curso de cabeleireiro profissional. Neste treinamento presencial e intensivo são abordados temas como: colorimetria avançada, tecnologias em cortes, visagismo, novas tecnologias em tratamentos, didática no ensino profissionalizante e técnicas de transformação. Os palestrantes e técnicos responsáveis são profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores.
2. Lançar cursos novos e atualizados
Para acompanhar também às demandas do mercado de trabalho na área da beleza, o Instituto lançou os cursos Designer de Sobrancelha, Massagem Relaxante e Biossegurança em Salão de Beleza. Ainda neste ano, a marca também vem atualizando seu portfólio, com novos conteúdos para os cursos de Maquiagem Profissional, Cabeleireiro, Depilação, Manicure e Pedicure.
3. Proporcionar educação corporativa à distância
Há um canal na internet que também oferece treinamentos constantes. Através do www.institutoembelleze.com/pep, todos os professores aprovados no Curso de Formação de Instrutor à distância podem ministrar aulas na rede. Depois de aprovados, eles recebem um certificado emitido pela franqueadora e em seguida, começam a ter acesso a todas as vídeo-aulas.
4. Favorecer a formação de coordenadores pedagógicos
Os coordenadores pedagógicos têm um papel estratégico dentro das franquias. Além de treinamentos on-line, deve haver também o encontro presencial.
5. Providenciar campanhas de endomarketing
Essas ações devem ser direcionadas aos professores da rede e ter como principal critério de avaliação o índice de evasão. No caso do Instituto Embelleze, as cinco franquias com menor índice de evasão da rede e as cinco franquias com a melhor recuperação no índice de evasão foram premiadas. Com isso, mais de 80 professores foram contemplados com premiação.
6. Estimular a criação de uma TV corporativa
A partir do modelo de TV Corporativa que o Instituto se comunica com todas as franquias quinzenalmente. Existe uma programação que divulga novos cursos, materiais disponíveis, e também são compartilhados cases de franquias (experiências que têm dado certo em algumas unidades, para melhorar a qualidade das aulas, reduzir a evasão e aumentar o índice de renovação e matriculas).
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