Comida e Instagram (redes sociais, no geral): assuntos que muitas pessoas adoram. E sabe como essas temáticas ficam ainda melhor? Isso mesmo, quando elas se entrelaçam de forma eficiente.
Esse é o caso da relação do Starbucks, McDonald’s e Ragazzo com as suas respectivas mídias sociais. De acordo com um estudo da Buzzmonitor, plataforma de software-as-a-service para gestão de social media e atendimento multicanal do Elifegroup, os três exemplos citados acima são os fast-foods que possuem um maior engajamento no Instagram por parte do público brasileiro.
Para apontar essa constatação, a pesquisa realizou um cálculo baseado na proporção de pessoas que interagiram com a página (curtidas, compartilhamentos e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1000. A média final teria que ficar entre 0 e 10.
As métricas, que foram levantadas entre os dias 24 de janeiro de 2022 e 07 de fevereiro de 2022, apontam que a rede de cafeteria Starbucks aparece no topo da lista, com uma média de engajamento de 8,45. Em segundo lugar, com 7,31, está o McDonald`s. E em terceiro, o Ragazzo aparece com uma média de 1,79.
Alta adesão dos brasileiros aos fast-foods auxilia engajamento
Entre as principais causas que levam o Starbucks, o McDonald`s e o Ragazzo a terem um forte engajamento no Instagram, está, primeiramente, a grande adesão nacional pelo consumo de fast-food.
Um levantamento realizado pelo EAE Business School, de 2014 a 2019, constatou que a população brasileira é a quarta nação do mundo que mais consome refeições prontas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
Nesse caso, a alta aderência de compra faz com que os consumidores “corram” atrás de um modo para se informar sobre os produtos e promoções oferecidos pelos seus restaurantes favoritos, e, nos dias atuais, a melhor forma de conseguir essas informações é através das redes sociais.
Investimentos das marcas para conseguir um alto engajamento
Algumas atitudes do Starbucks, McDonald`s e Ragazzo no meio on-line estão sendo essenciais para manter o engajamento de seus referentes perfis do Instagram em alta. Afinal, não basta apenas postar uma foto ou fazer alguns Stories e esperar que os usuários engajem rapidamente. É preciso conhecer os internautas e investir nas medidas certas.
Starbucks
No caso do Starbucks, além de um nome consolidado no Brasil, a rede de cafeteria também já possui uma gama de consumidores fiéis e descolados. Com isso, a única e mais importante missão da marca é engajar essas pessoas em suas redes, especialmente no Instagram.
E para concretizar essa tarefa, a empresa investe na afinidade com a população local. De acordo com Catherine Barros, gerente de comunicação e marketing da Camelo Digital, ao utilizar uma identidade visual 100% brasileira em seus produtos, o Starbucks consegue concretizar uma forte aproximação com o mercado nacional. Além disso, Barros finaliza ao dizer que o investimento constante em novidades também é um ponto forte da marca.
McDonald’s
O McDonald’s – uma das redes de fast-foods mais conhecidas mundialmente – também mantém seu alto engajamento no Instagram através da aproximação com o mercado nacional.
Catherine Barros explica que as “méquizices” (combinações de diferentes produtos oferecidos pelo restaurante), as parcerias com personalidades brasileiras e a participação ativa em assuntos que são os destaques do momento agregam uma forte ligação da marca com os consumidores brasileiros, o que reflete positivamente nas mídias.
Ragazzo
Diferente das outras marcas, que investem em conteúdos voltados para a criação de uma afinidade com os consumidores brasileiros, o Ragazzo, por sua vez, já apresenta métodos diferentes. “Ele divulga seu principal diferencial: o preço e as promoções. Essa estratégia é altamente atrativa para um público ávido por promoções”, comenta a gerente de comunicação e marketing da Camelo Digital.
Leia mais: Como o Instagram pode ser um canal de atendimento ao cliente
Mudanças assertivas trazem bom desempenho no Instagram
Ao longo dos anos e de diversas tentativas de adaptações aos critérios dos consumidores, as redes de fast-foods Starbucks, McDonald`s e Ragazzo conseguiram promover algumas mudanças assertivas em suas linhas de conteúdo para o Instagram. E para realizar tais modificações, todas essas empresas tiveram que pensar “fora da caixinha”.
“Essas marcas entenderam que manter uma comunicação ‘padrão’ dentro de suas redes sociais seria mais do mesmo. Hoje, para você se aproximar do seu público e mostrar que existe um diferencial perante aos seus concorrentes, é preciso se comunicar da forma que seus consumidores se comunicam, e viver as experiências e tendências que estão acontecendo na Internet”, esclarece Brunno Ortiz, gerente de operações da IWM Agency, agência especializada em marketing de influenciadores.
Os bons resultados futuros dependem apenas das próprias marcas
Não é segredo para ninguém que essas três marcas já alcançaram um grande sucesso em seus perfis do Instagram. Contudo, uma dúvida que fica é: será que esses bons resultados vão se manter no futuro?
Segundo Brunno Ortiz, caso essas redes de fast-foods continuem a manter uma linha assertiva de comunicação, além do engajamento aumentar, elas também se tornarão nomes de referência na divulgação digital.
Todavia, para que os bons frutos continuem surgindo, Catherine Barros faz uma alerta: “As marcas precisam estar onde o consumidor está”. Ou seja, se o público diminuir o acesso ao Instagram e migrar para outras mídias sociais, as empresas terão que fazer o mesmo.
Dicas para alcançar um Instagram de sucesso
Durante esse texto, foi possível notar o quão impressionante é o desempenho do Starbucks, McDonald`s e Ragazzo no mundo digital, não é mesmo? E se você é um gerenciador de mídias sociais e pretende também alcançar um Instagram de sucesso, confira algumas dicas de Catherine Barros e Brunno Ortiz:
1. Mantenha sempre uma boa relação com seus seguidores. Responda as interações dos mesmos e faça com que eles se sintam abraçados.
2. Tome cuidado para não realizar publicações de conteúdos preconceituosos ou polêmicos.
3. Realize uma pesquisa prévia sobre o perfil dos usuários que pretende atingir.
4. Realize testes de engajamento de forma constante. Isso te ajudará a saber quais ações são positivas ou negativas para o perfil do Instagram.
5. Não realize parcerias com influenciadores ou artistas que não estão alinhados com os valores da marca. Antes de atrelar uma empresa a algum nome famoso, faça uma pesquisa prévia sobre a pessoa.
Por Agnes Faria.
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