Pesquisar
Close this search box.
/
/
Starbucks, McDonald`s e Ragazzo são os fast-foods com mais engajamento no Instagram

Starbucks, McDonald`s e Ragazzo são os fast-foods com mais engajamento no Instagram

A forte ligação com o consumidor local, o grande investimento em novidades e alguns outros fatores externos têm garantido a essas marcas um desempenho surpreendente no meio digital

Comida e Instagram (redes sociais, no geral): assuntos que muitas pessoas adoram. E sabe como essas temáticas ficam ainda melhor? Isso mesmo, quando elas se entrelaçam de forma eficiente.

Esse é o caso da relação do Starbucks, McDonald’s e Ragazzo com as suas respectivas mídias sociais. De acordo com um estudo da Buzzmonitor, plataforma de software-as-a-service para gestão de social media e atendimento multicanal do Elifegroup, os três exemplos citados acima são os fast-foods que possuem um maior engajamento no Instagram por parte do público brasileiro.

Para apontar essa constatação, a pesquisa realizou um cálculo baseado na proporção de pessoas que interagiram com a página (curtidas, compartilhamentos e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1000. A média final teria que ficar entre 0 e 10.

As métricas, que foram levantadas entre os dias 24 de janeiro de 2022 e 07 de fevereiro de 2022, apontam que a rede de cafeteria Starbucks aparece no topo da lista, com uma média de engajamento de 8,45. Em segundo lugar, com 7,31, está o McDonald`s. E em terceiro, o Ragazzo aparece com uma média de 1,79.

Alta adesão dos brasileiros aos fast-foods auxilia engajamento

Entre as principais causas que levam o Starbucks, o McDonald`s e o Ragazzo a terem um forte engajamento no Instagram, está, primeiramente, a grande adesão nacional pelo consumo de fast-food.

Um levantamento realizado pelo EAE Business School, de 2014 a 2019, constatou que a população brasileira é a quarta nação do mundo que mais consome refeições prontas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

Nesse caso, a alta aderência de compra faz com que os consumidores “corram” atrás de um modo para se informar sobre os produtos e promoções oferecidos pelos seus restaurantes favoritos, e, nos dias atuais, a melhor forma de conseguir essas informações é através das redes sociais.

Investimentos das marcas para conseguir um alto engajamento

Algumas atitudes do Starbucks, McDonald`s e Ragazzo no meio on-line estão sendo essenciais para manter o engajamento de seus referentes perfis do Instagram em alta. Afinal, não basta apenas postar uma foto ou fazer alguns Stories e esperar que os usuários engajem rapidamente. É preciso conhecer os internautas e investir nas medidas certas.

Starbucks

No caso do Starbucks, além de um nome consolidado no Brasil, a rede de cafeteria também já possui uma gama de consumidores fiéis e descolados. Com isso, a única e mais importante missão da marca é engajar essas pessoas em suas redes, especialmente no Instagram.

E para concretizar essa tarefa, a empresa investe na afinidade com a população local. De acordo com Catherine Barros, gerente de comunicação e marketing da Camelo Digital, ao utilizar uma identidade visual 100% brasileira em seus produtos, o Starbucks consegue concretizar uma forte aproximação com o mercado nacional. Além disso, Barros finaliza ao dizer que o investimento constante em novidades também é um ponto forte da marca.

McDonald’s

O McDonald’s – uma das redes de fast-foods mais conhecidas mundialmente – também mantém seu alto engajamento no Instagram através da aproximação com o mercado nacional.

Catherine Barros explica que as “méquizices” (combinações de diferentes produtos oferecidos pelo restaurante), as parcerias com personalidades brasileiras e a participação ativa em assuntos que são os destaques do momento agregam uma forte ligação da marca com os consumidores brasileiros, o que reflete positivamente nas mídias.

Ragazzo

Diferente das outras marcas, que investem em conteúdos voltados para a criação de uma afinidade com os consumidores brasileiros, o Ragazzo, por sua vez, já apresenta métodos diferentes. “Ele divulga seu principal diferencial: o preço e as promoções. Essa estratégia é altamente atrativa para um público ávido por promoções”, comenta a gerente de comunicação e marketing da Camelo Digital.

Leia mais: Como o Instagram pode ser um canal de atendimento ao cliente

Mudanças assertivas trazem bom desempenho no Instagram

Ao longo dos anos e de diversas tentativas de adaptações aos critérios dos consumidores, as redes de fast-foods Starbucks, McDonald`s e Ragazzo conseguiram promover algumas mudanças assertivas em suas linhas de conteúdo para o Instagram. E para realizar tais modificações, todas essas empresas tiveram que pensar “fora da caixinha”.

“Essas marcas entenderam que manter uma comunicação ‘padrão’ dentro de suas redes sociais seria mais do mesmo. Hoje, para você se aproximar do seu público e mostrar que existe um diferencial perante aos seus concorrentes, é preciso se comunicar da forma que seus consumidores se comunicam, e viver as experiências e tendências que estão acontecendo na Internet”, esclarece Brunno Ortiz, gerente de operações da IWM Agency, agência especializada em marketing de influenciadores.

Os bons resultados futuros dependem apenas das próprias marcas

Não é segredo para ninguém que essas três marcas já alcançaram um grande sucesso em seus perfis do Instagram. Contudo, uma dúvida que fica é: será que esses bons resultados vão se manter no futuro?

Segundo Brunno Ortiz, caso essas redes de fast-foods continuem a manter uma linha assertiva de comunicação, além do engajamento aumentar, elas também se tornarão nomes de referência na divulgação digital.
Todavia, para que os bons frutos continuem surgindo, Catherine Barros faz uma alerta: “As marcas precisam estar onde o consumidor está”. Ou seja, se o público diminuir o acesso ao Instagram e migrar para outras mídias sociais, as empresas terão que fazer o mesmo.

Dicas para alcançar um Instagram de sucesso

Durante esse texto, foi possível notar o quão impressionante é o desempenho do Starbucks, McDonald`s e Ragazzo no mundo digital, não é mesmo? E se você é um gerenciador de mídias sociais e pretende também alcançar um Instagram de sucesso, confira algumas dicas de Catherine Barros e Brunno Ortiz:

1. Mantenha sempre uma boa relação com seus seguidores. Responda as interações dos mesmos e faça com que eles se sintam abraçados.

2. Tome cuidado para não realizar publicações de conteúdos preconceituosos ou polêmicos.

3. Realize uma pesquisa prévia sobre o perfil dos usuários que pretende atingir.

4. Realize testes de engajamento de forma constante. Isso te ajudará a saber quais ações são positivas ou negativas para o perfil do Instagram.

5. Não realize parcerias com influenciadores ou artistas que não estão alinhados com os valores da marca. Antes de atrelar uma empresa a algum nome famoso, faça uma pesquisa prévia sobre a pessoa.

Por Agnes Faria.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística? 

Geração Z e consumo: a cultura derivada da experiência 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]