Pesquisar
Close this search box.
/
/
A inovação de produtos femininos sustentáveis: uma tendência que veio para ficar

A inovação de produtos femininos sustentáveis: uma tendência que veio para ficar

As pautas ambientais e a mudança no mindset do consumidor, que está cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente, fomenta a inovação de produtos focados na sustentabilidade

A preocupação cada vez maior do consumidor com a sustentabilidade tem levado empresas de todos os segmentos a investir na inovação de produtos. Um desses setores que chama atenção é o dos itens voltados para o público feminino.

A pesquisa Consumo Consciente no Brasil, realizado pela consultoria Mandalah em parceria com o portal de insights Stilingue mostra que, em 2020, no Mercado Livre, houve um crescimento de 55% do número de produtos da categoria “sustentáveis”, duplicando a passagem dos usuários pela categoria de março para maio. Os itens mais buscados foram: bicicleta, iluminação LED, sacolas ecológicas, desodorantes sem plástico, coletores menstruais e escovas de bambu.

Um item da lista se destaca. Em 2020, houve um aumento de 53% no número de referências a “coletor menstrual” na internet, quando comparado com o mesmo período de 2019 (entre março a julho), o que mostra que as mulheres estão engajadas em buscar soluções diferentes das tradicionais.

Coletores menstruais, calcinhas absorventes e shampoos em barra, entre outros produtos sustentáveis, estão contribuindo para a diminuição do lixo produzido e, consequentemente, ajudando o meio ambiente. A clientes se sentem satisfeitas e fazendo sua parte. As empresas aproveitam a tendência.

Inovação de produtos femininos cresce no país

A Korui é uma empresa que, desde 2013, comercializa absorventes reutilizáveis, calcinhas absorventes e coletores menstruais de silicone medicinal. Segundo os fundadores da marca, o casal Luisa Cardoso e Pedro Henrique Alves, seus clientes são pessoas que buscam alternativas aos produtos de higiene feminina encontrados hoje.

“Essas pessoas possuem diversos tipos de motivação, incluindo a busca por produtos mais ecológicos, saudáveis ou econômicos ou empoderadores, ou até mesmo os quatro!”, esclarece o casal.

Como os produtos são reutilizáveis e naturalmente sustentáveis, se bem conservados, podem durar muitos anos. O impacto desse negócio inovador para a diminuição do lixo, até o momento, foi que os produtos reutilizáveis evitaram o descarte de 150 milhões de absorventes descartáveis, o equivalente a 2.300 toneladas de lixo.

Além disso, a impressão das embalagens dos produtos é feita com tinta vegetal em papel certificado e 100% reciclável.

A longo prazo a Korui quer, além de crescer ou aumentar vendas, transformar sociedades, quebrar tabus e preconceitos. “Alternativas menstruais reutilizáveis mudam o relacionamento das mulheres com o próprio corpo e empoderam. Nossa missão é incentivar uma forma de higiene íntima natural e honesta, que dá valor ao sangue menstrual e respeita a beleza natural do corpo feminino”, explica o casal.

Um negócio sustentável a partir da riqueza da floresta

A Ekilibre Amazônia é outro case que nasceu a partir de uma proposta sustentável e inovadora. A marca fabrica artesanalmente cosméticos e produtos de higiene pessoal a partir de ervas, raízes, frutas e frutos. Comunidades e cooperativas formadas por ribeirinhos assentados e indígenas são os fornecedores do empreendimento.

A empresa surgiu em 2011, na casa de seu fundador, Kairós Canavarro. Junto com sua companheira, eles fizeram as 10 primeiras unidades de desodorante de óleo de coco de babaçu e as venderam rapidamente na praça principal do distrito. As encomendas não pararam e eles continuaram produzindo.

A marca foi formalizada em 2012. Hoje produz 28 tipos de produtos originais da Amazônia, zero sintéticos, sem conservantes e considerados veganos.

Kairós Canavarro ressalta que 80% das matérias-primas são adquiridas de cooperativas da bacia amazônica, comunidades ribeirinhas e indígenas. Desde sua fundação, a empresa cresceu à taxa de 60% ao ano. Em 2018, subiu para 100%. O sucesso se deve às fórmulas simples, concentradas e extremamente naturais. “A Amazônia é muito poderosa. Respeito muito a floresta”, declara o empresário.

Kairós continua sendo responsável pelo desenvolvimento de todas as fórmulas, mas, já conta com colaboradores no laboratório da empresa. Para reduzir o impacto ambiental de sua produção, toda água utilizada no laboratório é tratada por meio de um biofiltro, composto por plantas e material orgânico, que devolve limpa a água, que já não possui contaminantes.

O saneamento é feito por um sistema fechado de bananeiras. “A gente devolve a parte sólida como adubo para a terra, que faz a bananeira crescer, dando frutos rapidamente. A água é devolvida por evapotranspiração através de folhas de bananeira; o sol bate na folha e puxa água da raiz”, explica o fundador da Ekilibre Amazônia.

As embalagens são em vidro, tecido e plástico reciclado. Em sua unidade em Alter do Chão, no Pará, a empresa recebe as embalagens devolvidas pelos clientes.

No momento, a marca avalia a possibilidade de se tornar uma franquia. O objetivo da empresa, segundo Kairós Canavarro, é se tornar referência nacional e também internacional.

Consumidor mais consciente: uma tendência que veio para ficar

Adotar um consumo consciente tornou-se uma questão de identidade. Muitas pessoas se sentem marginalizadas se não estiverem fazendo parte de movimentos conscientes e sustentáveis, segundo a pesquisa da Mandalah em parceria com a Stilingue.

De acordo com o estudo Sustentabilidade: O impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas, realizada pela FGV em parceria com a Toluna, 75,44% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo devido às preocupações com o planeta. Para 41,1% dos entrevistados, a adoção de um estilo de vida sustentável será definitiva.

Os números revelam a importância de as marcas pensarem cada vez mais na questão. E, além da pressão dos consumidores, os governos têm assumido compromissos ambientais que certamente afetarão o modo de operação na produção industrial.

Na Cúpula do Clima de 2021, o presidente norte-americano Joe Biden reconheceu que o país não está fazendo o suficiente para conter o aquecimento global e anunciou metas mais ambiciosas de corte nas emissões dos Estados Unidos.

No Brasil, o governo federal se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2030, o que significará uma redução de quase 50% nas emissões brasileiras. Além disso, o País acompanhou os EUA na antecipação da meta brasileira de neutralidade climática, de 2060 a 2050.

O mercado está mudando. A preocupação com o meio ambiente não é uma moda ou fase passageira e toda a sociedade está se movimentando nesse sentido.


+ Notícias 

Por que as crises aceleração a adoção de práticas sustentáveis 

Varejo precisa detectar as categorias prioritárias ao consumo consciente 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]