?Todo mundo pensa em tecnologia quando pensa em inovação, porém acredito que o varejo tem a revolução da inovação é no relacionamento humano?. É o que afirma Nelson Rocha, fundador da LojaAoVivo, um canal que busca oferecer uma experiência de comora diferenciada, que o consumidor acessa para se inspirar, conhecer e fazer suas escolhas de compra com informação. Para Nelson, a intenção do projeto nada mais é do que ser um ponto de encontro.
A história do comércio é essencialmente relacional. No início, o comércio nada mais era do que troca de produtos excedentes por outros. De lá até os dias de hoje, passamos pela Revolução Industrial, que deu origem às lojas tradicionais, pela reinvenção do ponto de venda, com o Bon Marché, até o e-commerce.
Hoje fala-se em muitos termos para reinventar o varejo, como omnichannel, click to collect, entre outros. Mas, na realidade, para onde vamos?
Para Nelson, não há como fugir de algo fundamental, a experiência. O showrooming não é mais um diferencial, é a realidade do consumidor, portanto, o processo de compra precisa ser prazeroso.
?A era multicanal está com os dias contados, era agora é hibrida, juntar canais num único canal contidos pela percepção da marca. Hoje todo mundo é emissor e receptor, a interação é plena, a um toque de celular compra-se o que quiser?, diz.
O que permitirá integrar e gerar a experiência na dose certa em cada um dos canais é perceber o que é importante tanto nos canais online quanto offline.
E, no final de tudo, a experiência precisa ser única e o relacionamento mais importante do que a transação.