/
/
Inovação e o seu negócio: uma importante parceria

Inovação e o seu negócio: uma importante parceria

Em painel no BR Week, o tema inovação foi debatido à luz dos valores das novas gerações e das mudanças que elas trazem ao varejo

Qual é a importância da inovação para o varejo? Com esta pergunta, Luis Alt, sócio-fundador da Livework, começou a mediação do Painel “Varejo de serviço: as inovações do setor e como elas vão englobar o varejo de produto”, no primeiro dia do BR Week (28). Junto com os quatro participantes, Juarez Leão, fundador e presidente da Leão Business Upgrade, Herbert Viana, diretor de marketing da Localiza Rent a Car, Luzia Costa, fundadora Sóbrancelhas, e Bárbara Diniz Almeida, cofundadora da Dress&Go, apontaram os motivos pelos quais a inovação é fundamental para os negócios.

Entre os participantes, houve um consenso: inovação é mudança. Não necessariamente envolve a criação de algo novo, muito menos precisa obrigatoriamente estar ligada a novas tecnologias. Mas uma mudança constante do modelo de negócio adequada às necessidades do dia a dia dos clientes.

“A inovação não deve pertencer a ninguém. É comum empresa a ter áreas específicas de inovação, com coloca cientistas e um budget. Mas ninguém sabe o que eles fazem. A inovação tem que permear toda a organização. Inclusive vir do próprio cliente. Parte do pressuposto que amanhã você fará diferente do que fez hoje”, afirma Herbert Viana.

Juarez Leão lembra que não existe a possibilidade de não inovar. O varejo está cada vez mais rápido, dada a velocidade de transferência de informação. “Se você tiver certeza que está liderando, já fez tudo que tinha que fazer, esse é o maior sinal de que você está desenformado. Quem lidera é o consumidor, ele dita as regras do que ele quer”, afirma. E continua: “o objetivo maior da inovação é surpreender o consumidor, esperar algo que nem ele mesmo sabe que ele precisa”.

Mudança de cenário

“Há muitas coisas acontecendo atualmente que mudam cenário de negócios do mundo. Temos acesso à informação em tempo real como nunca antes na história. Isso traz uma série de consequências, faz com que as organizações sejam mais transparentes e gera nova economia onde todo o resto além da informação é compartilhado”, afirma Luis Alt.

A essa afirmação, Herbert Viana responde que é comum perguntarem como ficarão os negócios com a economia compartilhada. “Eu não tenho a resposta de como será o futuro. Mas todos vamos sobreviver, desde que nos adaptemos ao que precisam os clientes”, afirma.

Segundo ele, é preciso “ler” os sinais dos consumidores. “A relação com o consumidor é cotidiana, entender o que ele fala é importante, não só na linguagem direta. Essa indústria do compartilhamento surgiu da observação de alguém da necessidade do cliente, que busca uma coisa diferente. Ele não falou a um dono de hotel ou um taxista que queria algo diferente”, continua.

Nesse sentido, o de atender a uma necessidade do cliente, Luzia apresentou o case da Sóbrancelhas: a empresa acabou com os agendamentos, porque não conseguia cumprir os horários, gerando perdas financeiras e, principalmente, desconforto para os clientes. “Hoje, em todas as 167 lojas o cliente chega e é atendido na hora, ou pode optar por esperar ou voltar mais tarde”, revela.

Ela ainda comenta como a maior parte dos clientes são mulheres e, portanto, mais sensíveis – nas palavras da empreendedora. Assim, é preciso que a experiência seja muito boa. Para tanto, a empresa personalizou o atendimento. “Quando recebemos um e-mail com uma reclamação, por exemplo, preferimos dar um retorno por telefone, elas se sentem mais satisfeitas”.

Transparência

“Hoje, tudo o que se faz é público. Isso tanto na vida pessoal quanto nos negócios. A maneira mais fácil para as empresas é serem de fato transparentes. Histórias que não são verdadeiras não se sustentam”, comenta Juarez Leão. Ele lembra que, quando a geração Y aprova a história da marca e se relaciona com ela, torna-se uma verdadeira advogada da marca. E então conclui que é muito importante que todas as esferas da empresa estejam de acordo com isso. Não adianta ter uma boa história, pregar transparência e a ponta, o vendedor ou atendente que se relaciona com o cliente, não estar atento a esses valores.

Para Bárbara Almeida, os valores dessa nova geração mudaram. Inclusive, a ponto de mudar os valores das gerações mais velhas. “Há uma necessidade de atendimento ao cliente melhor, transparência é muito importante. Não só para fora, como para dentro, também, com os funcionários, para que eles queiram continuar lá”, comenta a empreendedora. Ela também destaca a questão do consumo consciente: cada vez menos ter, para viver experiências.

Ela espera que, para os próximos dez anos, o mundo viva mais transformações do que viveu nos últimos vinte. Tudo “por culpa” do mobile. “As pessoas darão muito valor para terem momentos bons. O setor de serviço vai ampliar sua atuação e o uso de tecnologia será absurdo”, afirma.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]