O sonho de criação de conteúdo passou a ser uma profissão desejada, especialmente ente os jovens. Mas cada vez mais está deixando de se olhar para o número de seguidores e sim pela autenticidade na criação de conteúdo. Gabriela Morais (ex-Pugliesi) é um nome forte nas redes sociais. Com quase 6 milhões de seguidores, a influencer construiu uma base sólida nas redes sociais ao criar conteúdo fitness.
No entanto, o que começou com criação de conteúdos e propagação da rede de estúdios indoor Velocity rendeu bons resultados. O negócio traz um conceito que combina aulas de bike, músicas, luzes e entrega uma experiência que conecta corpo e mente. Esse segmento não era tão forte no país, como nos EUAs, por exemplo. Mas passado 10 anos, Gabriela colhe os frutos do investimento.
Recentemente, a Velocity, estúdio que oferece aulas coletivas de spinning, e tem hoje Gabriela Morais como sócia, foi adquirida pela rede de academias SmartFit por R$ 183 milhões, valor 18 vezes maior que o faturamento da Velocity nos últimos 12 meses.
“Foi um momento estratégico para ambos os lados, pois seguíamos numa crescente expansão de novos estúdios e franquias pelo Brasil, em especial em São Paulo, além de estarmos iniciando o processo de expansão da marca para o mercado europeu”, explica Gabriela. “Tivemos muitas idas e vindas, conversamos e entendemos caminhos, até chegarmos em um cenário que seria benéfico para todos os envolvidos”.
A contribuição de influencer para os negócios
Quando a Velocity procurou Gabriela, ela já tinha uma forte presença nas redes sociais. Mas muito mais do que apenas divulgar a marca, a influencer com uma mentalidade voltado aos negócios teve ousadia, perseverança e confiança para alçar voos ainda mais altos. “Eu acreditei tanto que o formato faria sucesso no Brasil que sugeri uma participação societária, onde eu podia pensar nessas estratégias de amplificação junto dos outros sócios da Velocity,” explica Gabriela.
Um dos desafios enfrentados ao longo da expansão da Velocity foi popularizar o formato aulas coletivas de spinning, até então, não conhecido pelos brasileiros. De acordo com Gabriela, a Velocity sempre apostou na publicidade das redes sociais e com isso foi possível a criação de uma comunidade sólida e engajada. “Com uma comunicação digital eficaz e pioneira, conseguimos construir uma comunidade sólida e relevante”, afirma.
Autenticidade e sucesso nas redes sociais
O Brasil tem assistido a uma mudança no perfil dos consumidores de bem-estar. A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção de exercícios em casa, e muitas pessoas passaram a incorporar métodos mais funcionais em suas rotinas. Yoga, spinning, pilates e outros formatos de treino passaram a integrar o dia a dia, como uma forma de manter a saúde física e o bem-estar mental.
Esse movimento reflete um desejo crescente por flexibilidade e personalização, características que se destacam na rotina das pessoas. Elas buscam praticidade, encaixando atividades que antes eram restritas às academias tradicionais dentro de seus lares. “Acredito que a Velocity só crescerá ainda mais, já éramos bem reconhecidos no mercado, mas a associação com uma marca tão renomada vai ajudar nessa expansão para novos públicos”.
Atualmente, Gabriela comanda outras duas marcas: a Gaab Wellness e o Ritua, ambas focadas em bem-estar e saúde, funciona como um aplicativo que une exercícios, gastronomia e mindfulness. Mesmo sendo o rosto dessas marcas, ela continua trabalhando com influenciadores que compartilham os mesmos valores de autenticidade e autoridade.