/
/
Inflação 2017 fecha em 2,95% e fica abaixo da meta pela primeira vez

Inflação 2017 fecha em 2,95% e fica abaixo da meta pela primeira vez

Centro da meta para a inflação 2017 era de 4,5%; resultado só não foi menor por conta de aumento de preços em dezembro, puxado por transportes e alimentos

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou abaixo da meta pela primeira vez desde a criação do regime de metas de inflação, fechando 2017 a 2,95%. O centro da meta para a inflação 2017 era de 4,5%, ficando, portanto, abaixo do piso. A última vez que esteve tão baixa foi ao fim de 1998, quando fechou em 1,65%. Em 2016, o resultado foi de 6,29%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O resultado abaixo da meta já era esperado e só não foi menor porque dezembro registrou a maior alta inflacionária mensal em 2017, com 0,44% em relação a novembro. O setor de alimentação foi um dos que mais contribuiu com o aumento do IPCA em dezembro, depois de sete meses de queda.

Passagens aéreas e combustíveis foram os maiores responsáveis pelo aumento da inflação no sprint final do ano, evitando uma inflação ainda mais baixa no acumulado. Viajar de avião no mês passado esteve 22,8% mais caro e o preço do litro da gasolina aumentou 2,26%. Ambos foram responsáveis por 41% do aumento dos preços em dezembro. O álcool também teve aumento expressivo: 4,37%.

O resultado abaixo da meta já era esperado e só não foi menor porque dezembro registrou a maior alta inflacionária mensal em 2017, com 0,44% em relação a novembro. O setor de alimentação foi um dos que mais contribuiu com o aumento do IPCA em dezembro, depois de sete meses de queda.

Passagens aéreas e combustíveis foram os maiores responsáveis pelo aumento da inflação no sprint final do ano, evitando uma inflação ainda mais baixa no acumulado. Viajar de avião no mês passado esteve 22,8% mais caro e o preço do litro da gasolina aumentou 2,26%. Ambos foram responsáveis por 41% do aumento dos preços em dezembro. O álcool também teve aumento expressivo: 4,37%.

Habitação, saúde e transporte   

Ao longo do ano, os preços foram pressionados para cima por três principais fatores, habitação, saúde e cuidados pessoais e transportes. O grupo habitação teve alta de 6,2% no ano, enquanto saúde e cuidados pessoais com 6,5% e transportes 4,1%.

Não necessariamente as maiores altas representam as maiores pressões inflacionárias. Habitação, por exemplo, representou impacto de 0,95% na inflação contra 0,76% de saúde e cuidados pessoais, apesar de o aumento nos preços em cada setor sugerir o contrário. Isso porque é maior o número de famílias que gasta com habitação do que as que gastam com saúde e itens relacionados.

O grupo alimentação e bebidas, muito importante para a economia nacional, registrou deflação de 1,87% ao longo do ano, mesmo com a alta de dezembro. O que pode representar um alívio ao consumidor, significa também dificuldades ao produtor e varejista, que vê a desvalorização do seu produto.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]