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inDrive: como aplicativo pretende oferecer melhor experiência em mobilidade?

inDrive: como aplicativo pretende oferecer melhor experiência em mobilidade?

Empresa está atenta às tendências e promete entregar proposta de valor diferenciada ao mercado.

A inDrive, plataforma de serviços urbanos baseada na mobilidade com transações diretas e preços justos, anunciou recentemente um reposicionamento da marca para o nome inDrive. O novo símbolo será estendido a todos os segmentos de transportes de passageiros e demais verticais do negócio, como entrega.

Sob a nova posição, a companhia busca refletir o caráter humano e tecnológico do aplicativo, que dispensa o uso de algoritmos, e está centrado na interação humana, além de conservar e perpetuar missão e valores da corporação.

O aplicativo inDriver surgiu em 2013, como resposta aos preços injustos dos serviços de táxi na Sibéria, uma das regiões mais frias do mundo.

Assim, o app logo se tornou uma plataforma com mais de 4 milhões de transações diárias de usuários em todo o mundo. “inDriver” era originalmente a abreviação de “Independent Drivers”, ou seja, um grupo de motoristas independentes coordenados por meio de redes sociais, como conta a história dos primórdios da companhia.

Agora, conhecida como “inDrive”, abreviação para “Inner Drive”, ou “Direção Interna”, em português, simboliza a força interior e o impulso expressos na missão da empresa de enfrentar a injustiça e praticar preços justos.

Ao longo de sua evolução, a marca consolidou a oferta de variados serviços de transporte para o ambiente da plataforma, congregando usuários de mobilidade e motoristas, transportes, reservas de viagens de longa distância, entregas e carga.

Em continuidade à proposta de melhoria contínua da sua oferta atual, a empresa tem planos para entrar em novos segmentos estratégicos, como tecnologia financeira (fintech), entrega de alimentos e desenvolver programas sem fins lucrativos de grande escala.

“A transformação não se trata apenas de mudanças exteriores, mas de estabelecer novos significados e objetivos profundos, redefinindo a missão da empresa e seu DNA”, afirma a companhia.

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A experiência de mobilidade com o inDrive

De acordo com Leandro Volcov, gerente de relações públicas da inDrive Brasil, a empresa tem no Brasil um de seus maiores mercados potenciais e em negócios realizados no mundo todo: são cerca de 9 milhões de negociações por mês, ou viagens/entregas, realizadas por meio do aplicativo só aqui no país. Mundialmente, são cerca de 120 milhões por mês.

“O modelo de serviço se baseia no forte valor de quebrar injustiças e praticar preços acessíveis e justos a usuários e motoristas. Assim, o app dá ao usuário a possibilidade de negociar o valor para viagem ou entrega que irá fazer. O motorista tem total liberdade para escolher as viagens que tenham ofertas de tarifas justas e que lhe pareçam mais rentáveis, seja por distância, destino, horário, preço, trajeto”, explica.

Além de prover um ambiente de negociação de preços livremente e de forma mais justa entre motorista e passageiros, os pagamentos e acertos são feitos de forma direta. Usuário acerta diretamente os valores com o condutor, por meio de Pix, máquina de cartão para crédito e/ou débito, além de dinheiro.

“Mais que oferecer um modelo de carona, o inDrive busca se consolidar como marketplace de serviços, onde pode ser encontrado os serviços de carona de deslocamentos urbanos, viagens intermunicipais, entregas rápidas e cargas. No futuro, novos serviços serão adicionados à plataforma, a fim de oferecer mais conveniência e facilidades aos nossos usuários em todo o Brasil”, revela o executivo.

Em relação à construção da experiência do cliente (passageiros e motoristas) no aplicativo, essa é a única obsessão da empresa, sendo a evolução de simples serviços de carona para marketplace de serviços uma resposta à demanda deles.

Para Leandro Volcov, o constante aprimoramento tem base fundamental no feedback e necessidades propostas por cada usuário. Aliado a isso estão diversas pesquisas de opinião, clínicas e time de suporte disponível para ouvir, entender e buscar soluções para desenvolver e aplicar na prática.

“A base dos nossos serviços é a voz do cliente. Ele tem o poder de negociar, cancelar ou ativar as viagens e serviços que queira realizar a qualquer tempo. E, à medida que implementamos novos serviços na plataforma, este modelo disruptivo seguirá para todas as frentes de negócio”, pontua o gerente de relações públicas da inDrive Brasil.

“Nos baseamos na premissa daquilo que é mais justo e compensador para usuários – e isso só é possível ser feito colocando cada um deles como decisor da forma em que ele irá mergulhar na jornada de experiência conosco”, completa.

Como se destacar no mercado

A inDriver está mudando a sua imagem para se tornar inDrive, transformando-se num grupo de empresas e programas de desenvolvimento sem fins lucrativos com o objetivo geral de oferecer conforto e comodidade tanto na área do transporte de passageiros como em outras modalidades de negócios e mercados onde as transações possam ser realizadas de forma direta e a preços justos.

A nova marca mantém os valores da companhia, ao mesmo tempo que reflete a missão para a nova era da mobilidade.

“A mudança de imagem nos torna um marketplace de serviços urbanos baseado em transações diretas com preços justos. A nova imagem reflete o caráter humano e tecnológico da inDrive, sem algoritmos, baseado na interação humana. Por si só, estes diferenciais nos colocam em outra modalidade de atendimento e experiência no mercado”, reforça Leandro Volcov.

Contudo, é necessário refletir sobre as dificuldades de instalação de qualquer empresa no Brasil. No caso, a inDrive está no país desde dezembro de 2018, reconhece que venceu algumas barreiras operacionais – comuns no início de todo app – e que o Brasil é um território de proporções continentais e que exige atingir rápida capilaridade.

“Este é um dos maiores desafios que, desde então, temos superado de forma satisfatória, já que, desde 2021, operamos em todos os estados”, exemplifica o profissional.

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O conceito de People Driven

A primeira campanha publicitária global com a reinvenção da marca inDrive é baseada na ideia de humanizar a tecnologia. Ao contrário do uso de máquinas de algoritmo em todo o setor, o modelo peer to peer do inDrive não envolve algoritmos complexos.

Neste sentido, a companhia sustenta que as pessoas sempre podem negociar diretamente. Esse princípio orientador de pessoa para pessoa permanecerá inalterado e agora está refletido no slogan da empresa: People Driven.

Atualmente, o aplicativo está disponível em mais de 700 cidades em 47 países nos cinco continentes. É o segundo aplicativo de mobilidade mais baixado no Google Play e na App Store, com mais de 150 milhões de downloads.

No Brasil, são mais de oito milhões de viagens realizadas por mês, contabilizando um total de quase 200 milhões de corridas desde meados de 2018.

De 2021 até setembro de 2022, a plataforma atingiu mais de sete milhões de downloads, figurando entre os aplicativos de turismo, mobilidade urbana e lazer mais buscados nas lojas virtuais.

Investimentos em projetos sociais

A inDrive acredita na ideia de que ter um forte propósito social é fundamental para manter a equipe inspirada e fomentar a ligação emocional entre usuários e a marca.

A empresa segue em busca de identificar mercados, caracterizados por condições injustas e pouco transparentes, nos quais é fundamental oferecer modelos de negócio alternativos onde as negociações sejam mais humanas.

Da mesma forma, e como parte do cumprimento desta missão, a empresa e seus acionistas destinarão mais recursos a projetos sem fins lucrativos nas áreas de TI, educação, segurança ambiental, saúde, arte e esportes.

Neste sentido, a inDrive já obteve sucesso no lançamento e operação do programa BeginIT, um projeto social e educacional que permite que órfãos e crianças socialmente desfavorecidos tenham uma educação inicial em TI.

Com o tempo, o número e a escala desses projetos aumentarão à medida que a inDrive se esforçar para fornecer acesso justo a serviços, educação e outras oportunidades de crescimento e desenvolvimento.


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