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Índice de intenção de consumo das famílias cresce pelo quarto mês seguido

Índice de intenção de consumo das famílias cresce pelo quarto mês seguido

Levantamento da FecomercioSP aponta avanço de 3,3% em fevereiro, que passa dos 10% de aumento na comparação anual

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou pelo quarto mês consecutivo. A alta foi de 3,3%, de 101 pontos em janeiro para 104,3 pontos em fevereiro, a pontuação ficou dentro da área de satisfação, o maior patamar desde março de 2015. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um avanço de 10,7%, quando o índice marcava 94,3 pontos.

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, dos quais abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

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Dos sete itens analisados, seis obtiveram aumento em fevereiro, com destaque para Acesso ao crédito, que atingiu o maior patamar desde maio de 2015: de 97,1 pontos em janeiro para 102,3 pontos em fevereiro, alta de 5,3%. Na comparação com fevereiro de 2018, a elevação foi de 12,4%. No mês, foram 36,2% dos que responderam que está mais fácil a contração de empréstimos para compras de longo prazo. Há um ano, o porcentual era de 30,1%.

Em termos de variação, o destaque ficou por conta do item Momento para duráveis, que subiu 6,7%, ao passar de 77 pontos em janeiro para os atuais 82,2 pontos. Segundo a FecomercioSP, é a quarta elevação consecutiva, influenciada pelos períodos de Black Friday, das compras de Natal e das liquidações de início de ano. Para a Entidade, os consumidores melhoraram a percepção de que é um bom momento para a compra desses produtos em virtude da facilidade de crédito, como foi visto no item anterior. Entretanto, 38% dos entrevistados ainda afirmaram que é um mau momento para realizar esse tipo de compra. Há um ano, o porcentual era de 33,8%.

Ainda de acordo com a pesquisa, as famílias estão planejando mais gastos para os próximos meses. O item Perspectiva de consumo atingiu o maior patamar desde abril de 2014: de 108,6 pontos em janeiro para 113,8 pontos em fevereiro, alta de 4,7%. Em relação ao mesmo período do ano passado, foi o que mais cresceu, com alta 17,9%. No mês, foram 42,1% dos que responderam que os gastos de suas famílias e da população em geral devem ser maiores nos próximos meses, 10,7 pontos porcentuais acima do registrado em fevereiro de 2018.

Para a entidade, o aumento do consumo tem a ver com as melhoras na segurança da renda familiar e do emprego. O item Renda atual subiu 2,7%, passando de 107,7 pontos em janeiro para os atuais 110,5 pontos. No comparativo anual, alta de 5,4%. O Emprego atual passou de 120,4 pontos em janeiro para 123,7 pontos em fevereiro, aumento de 2,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 10,1%. Por outro lado, Perspectiva profissional sofreu queda de 1,2%, mas continua sendo o item mais bem avaliado do ICF, com 126 pontos, ante os 127,5 pontos de janeiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 7,9%.

Já o item Nível de consumo atual foi o que registrou a pior avaliação no mês, ainda na zona de insatisfação, apontando 71,8 pontos, ante os 68,8 pontos de janeiro, mesmo com elevação de 4,4%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, subiu 12,5%.

Faixa de renda
Na análise por faixa de renda, houve crescimento em ambos os grupos, com destaque para renda superior a dez salários mínimos (SM), alta de 5,7%: de 111,3 pontos em janeiro para 117,3 pontos em fevereiro, maior valor desde março de 2014. No grupo com renda abaixo dos dez SM, a alta foi de 2,3%, ao passar de 97,5 pontos em janeiro para os atuais 99,7 pontos, o maior patamar desde abril de 2015.

Desde dezembro de 2014, o ICF não tinha cinco itens no patamar de satisfação, acima dos 100 pontos. De acordo com a FecomercioSP, as melhorias nas variáveis econômicas, como recuperação do emprego, inflação mais baixa e juros menores, têm influenciado o aumento de intenção do consumo das famílias. Além disso, as promoções de início de ano também contribuíram para a elevação do índice.

Segundo a FecomercioSP, a expectativa é que com o encaminhamento da Reforma da Previdência, seguido da aprovação, haverá ajuste das contas públicas e melhora na economia, o que deve manter o ICF em alta.

Metodologia
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.

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