A inadimplência das empresas aumentou 8,9% no ano passado, na comparação com 2014, segundo dados divulgados hoje (20) pela Boa Vista SCPC. O percentual acumulado é o maior desde 2011, quando o ano registrou alta de 12,6% na inadimplência das empresas.
O indicador é um somatório dos principais mecanismos de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros realizados na base da Boa Vista SCPC.
Considerando o último trimestre do ano passado, a alta foi de 9,5%, na comparação com 2014.
Leia também
Inadimplência faz desemprego disparar
Nas comparações acumuladas, trimestre a trimestre, a inadimplência das empresas mantém-se ao longo do ano em níveis altos e superiores a 8%.
Segundo a Boa Vista SCPC, “a piora do indicador é ocasionada em essência por um cenário de forte incerteza econômica, com retração da atividade econômica, do crédito para as empresas, de aumento dos níveis de inflação e juros, entre outros fatores”.
A companhia espera que ocorram poucas chances de mudanças positivas no cenário econômico no curto prazo e que, por isso, a tendência da inadimplência das empresas é de alta.
Leia também
Inadimplência cresce no Nordeste