O Magazine Luiza é uma das maiores lojas de varejo da América Latina e pioneira no e-commerce. Em sua trajetória, o Magalu Marketplace tem desenvolvido algumas estratégias pontuais para atingir melhores resultados dentro do WhatsApp Business.
Aline Tenora La Motta, gerente de produto do LuizaLabs, o laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza, explica como essa plataforma tem impulsionada os negócios da companhia.
Parcerias e soluções
Buscando aumentar os números de sellers e também melhorar as vendas, o Magalu tem usado a solução Twilio Programmable Messaging, da Twilio, para criar algumas ações e melhorar os processos dentro do WhatsApp Business.
Durante o Twilio Signal, evento online realizado pela Twilio, nessa última quinta-feira (03), Aline destacou quatro pontos importantes nas estratégias do canal: Atração (com clicks de campanha), Onboard (com objetivo de facilitar esse processo com registros online), Relacionamento (com envio das principais informações) e Retenção (como resolver os problemas ASAP).
Aline conta que uma ação muito importante foi desenvolver conteúdo nas redes sociais indicando a importância e uso correto do WhatsApp Business na comunicação e vendas para os sellers, ressaltando todo o suporte que o Magalu oferece aos parceiros nessa plataforma.
Em Onboard, outro ponto ressaltado por Aline foi a percepção de que as informações enviadas por e-mail afastavam os salers da Magalu e muitos não concluíam seu cadastro.
“Percebemos que o problema não estava no conteúdo, mas sim no canal. Ouvimos os sellers e entendemos que eles não tinham hábito de monitorar seus emails, e que o WhatsApp era o canal preferido para receberem suas informações. Essa mudança nos trouxe um aumento de 46% de conversão, o dobro de anteriormente”, conta Aline.
“A parceria com a Twilio foi fundamental nessa questão. A maneira como podemos personalizar a ferramenta para o nosso cenário é muito fluida. Em apenas um mês realizamos toda essa transição junto aos nossos salers”, destaca Aline.
Toda essa reformulação, com o envio de promoções e novidades sobre a Magalu via WhatsApp, fez com que a companhia aumentasse em quase 20% seu volume de vendas. “Essa agilidade no WhatsApp trouxe novamente os salers para nossa plataforma e com os novos recursos aumentamos nossas vendas”, frisa Aline.
Sobre Retenção, Aline explica que essa etapa sempre está em constante evolução, e que o uso de chatbots facilitam a produtividade dos salers, com direcionamento rápido para questões que impactam o dia a dia dos sellers. “Além desse processo ser automatizado, o que traz mais agilidade, há vídeos explicativos e, havendo a necessidade, podemos direcionar o saler para uma conversa com nossos especialistas de forma mais personalizada para sanar suas dúvidas”, pontua Aline.
WhatsApp redefine processos tradicionais
Aline também salienta que o WhatsApp tem redefinido processos mais tradicionais dentro da companhia. “Contratações de novos sellers já podem ser feitas no canal”, diz Aline. Ainda sobre novas oportunidades, Aline frisa que toda essa agilidade do WhatsApp e suas funcionalidades no modelo Business permitem as empresas de varejo recriarem um contexto de vendas mais dinâmico e em sintonia com os desejos dos parceiros e de seus clientes.
Enfim, não há dúvidas de que para os varejistas o aplicativo WhatsApp Business é a melhor opção. Essa plataforma que já conta com diversos recursos para alavancar resultados tem avançado e otimizado tempo e melhorado o processo de vendas em diversos setores do varejo.
Segundo Kelly Evangelista, especialista em marketing digital pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre tantos diferenciais e vantagens dessas plataformas, está o valor em trabalhar com inteligência. “Você pode definir um plano sistematizado com uma série de interações, método de comunicação e modelos de mensagens a fim de aumentar as chances de contato com um cliente”, destaca.
Vale lembrar também que este ano o WhatsApp Business lançou APIs, e uma versão “premium” do software, tendo como um dos diferenciais serviços de hospedagem em nuvem.
+ Notícias
O WhatsApp Pay como ferramenta para facilitar e aumentar as vendas
Por que as vantagens do PIX são indispensáveis para o e-commerce