Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância da governança do cliente

A importância da governança do cliente

Entender as peculiaridades de cada setor e de toda a jornada do cliente passou a ser mandatório para o sucesso das organizações; conheça alguns conceitos e ferramentas para auxiliar nessa questão

Hoje, entender as peculiaridades de toda a jornada do cliente passou a ser primordial para o sucesso de corporações de todos os tamanhos e segmentos.

No painel “A implementação de políticas de governança do cliente como marco zero para evolução da transparência nas relações de consumo no Brasil”, o Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor debateu a importância da chamada governança do cliente.

Mediado por Arthur Luis Mendonça Rollo, secretário nacional do consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o executivo solicitou que seus convidados falassem sobre as iniciativas e os pilares que criam melhores processos de governança do cliente dentro suas organizações. Vamos a elas:

Tecnologia

Luca Cavalcanti, diretor executivo adjunto do Banco Bradesco, afirmou que a tecnologia é o pilar principal da governança de seus clientes. Por meio da tecnologia Watson da IBM, o executivo revelou como a Inteligência Artificial e Cognitiva têm ajudado o banco nesse processo. “Apostamos no relacionamento mais digital com nosso clientes. Essa decisão primeiramente chegou para produtos e serviços de help desk. Hoje, a tecnologia permeia todas as áreas da organização. Com isso nossos agentes de atendimento passaram a antecipar demandas e trabalhar com um nível de resolutividade muito maior. Num segundo momento, estamos trazendo a mobilidade também para dentro dos processo internos, permitindo que nossos funcionários atendam nossos clientes e trabalhem de forma remota e mais ágil dentro de cada área”, explica Cavalcanti.

Outo ponto destacado por executivo do Bradesco é a análise de dados. “Essa ferramenta é muito utilizada pelo banco. Por meio dela buscamos entender cada demanda e atuar preventivamente e de forma instantânea”, diz. Para Cavalcanti, a governança do cliente hoje não pode ser descolada da tecnologia. “Hoje buscamos ampliar com a tecnologia o poder de decisão e resolutividade, da gestão até a ponta do atendimento ao cliente. E os dados digitais ajudam nessa possibilidade de criar um movimento ainda maior de governança”, enfatiza.

Foco

Rogério Pereira Jorge, diretor de relacionamento com o cliente da AES – Tietê Energia, ressaltou outra característica decisiva na governança do cliente: o foco. O executivo revelou que, dentre uma serie de ações internas e externas da empresa , uma delas leva, a cada dia, a liderança da companhia a acompanhar uma operação de atendimento. “Isso é uma forma da governança demonstrar para toda a organização que o cliente não é um problema de uma área especifica, mas responsabilidade de todos. Ele é o principal foco da companhia”, argumenta Pereira.

Para se ter uma ideia, em um dia de atendimento crítico a AES recebe entre 80 e 90 mil chamadas por hora. “Sem duvida nenhuma, só com foco em cada operação e com o auxilio da tecnologia conseguimos superar este volume de demanda”, frisa Pereira.

Para isso a AES aposta no relacionamento e atendimento ao cliente via SMS e aplicativos. “Temos como critério de governança manter esse cliente informado e acolhido de forma preditiva por esse canais. Isso traz segurança para o cliente, já que ele está sendo assistido pela empresa nesses momentos críticos. Ou seja, mais um vez, ter foco em suas operações faz um governança de cliente assertiva”, complementa.

Processos

Rapahel Duailibi, vice-presidente da Sky Brasil, analisou que um dos desafios na governança do cliente é ter processos bem definidos. “Fazer um mapeamento dentro das organizações e definir processos para a governança do cliente é fundamental”, avalia. “Uma pauta fixa na Sky é os indicadores do cliente. Toda semana nos reunimos e discutimos melhorias pontuais sobre esses dados”, diz o executivo.

Dentre outras ações de governança, a Sky destaca seu sistema de contrato pré-pago. “É um caminho para atender essa parcela de clientes que busca mais opções de contrato de serviços”, diz Duailibi. “Um ponto na governança do cliente é justamente este: dar opções para o cliente e a possibilidade dele utilizar o melhor canal e o melhor processo na compra de um produto ou serviço”, pontua.

Propósito e integração

Paulo Pompilho, diretor de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), antes da própria governança existe a necessidade de propósito das empresas. Para isso, o executivo chama a atenção para a importância da integração como aliada, fortalecendo o relacionamento entre empresas, órgãos reguladores e governo. “Como varejo, estamos suscetíveis a isso. Dependemos de toda essa relação harmoniosa com esses agentes. Se pensarmos no conceito de governança do cliente, ele vai além de processos internos de cada organização e encontra em todas as esferas da sociedade e na cadeia produtiva seus responsáveis e facilitadores”, diz Pompilho.

Sobre o cuidado com produtos vencidos, por exemplo, um tema em voga nos últimos tempos, Pompilho revelou uma novidade do GPA. Trata-se de um projeto para marcas exclusivas, que traz no código de barra uma tecnologia que trava a leitura da embalagem no momento do pagamento no caixa, caso o produto esteja vencido. “Estamos suscetíveis a isso. É um processo humano a reposição de produtos e falhas podem ocorrer. Mas, com essa tecnologia desenvolvemos uma segurança maior e eficaz”, comenta Pompilho sobre essa novidade que em breve estará em toda a rede do Grupo Pão de Açúcar.

Por fim, o painel deixou claro, que, desde os pontos de atendimento e relacionamento, passando pela análise de perfil de cada consumidor, até a implementação de estratégias e novas tecnologias, governança do cliente é estar em consonância com interesses organizacionais e, claro, do próprio cliente.

“Esse conceito deve ira além da empresa e se estender todas as áreas da sociedade. Essa é uma preocupação bastante complexa, mas necessária para evolução das relações de consumo, complementou Pompilho.

Assim, o Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor evidencia as várias formas de abordagem na questão da governança do cliente. E que processos eficientes construirão a base desse relacionamento sustentável entre empresas e clientes .

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]