/
/
IGTV x YouTube: quem vence?

IGTV x YouTube: quem vence?

Nova funcionalidade entra em uma guerra não declarada contra o YouTube. IGTV é anunciado no mesmo dia em que Instagram atinge 1 bilhão de usuários

O Instagram lançou, nesta quarta-feira, uma nova funcionalidade. O IGTV chega para mudar a forma que os usuários postam e assistem vídeos na plataforma. O anúncio foi feito pelo CEO e cofundador da rede social, Kevin Systrom, durante um evento em São Francisco, nos Estados Unidos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A extensão permite que os usuários assistam a vídeos de até uma hora de duração. Antes, apenas vídeos de um minuto eram aceitos no feed, nos stories os vídeos duram no máximo 15 segundos. O aplicativo está dentro do Instagram, mas também pode ser baixado individualmente.  Assim como os stories – semelhantes ao modo de compartilhamento do Snapchat -, os vídeos do IGTV serão exibidos na vertical. Os clipes poderão ser publicados em resolução de até 4K.

IGTV x YouTube

Mesmo sem declarar, o Instagram mostra que a estratégia é bater de frente com o aplicativo de vídeos do Google. Esta será uma tarefa difícil para a plataforma que pertence ao Facebook, mas a rede social já mandou seus recados. “IGTV foi criado para a forma como você usa do seu celular: os vídeos ocupam a tela toda na vertical”, afirma o comunicado em uma referência ao concorrente, que exige que os usuários usem o smartphone na horizontal para assistir os vídeos em tela cheia. Mas o Instagram ainda vai precisar de tempo e muito esforço para bater o YouTube. A última pesquisa do Pew Research Center sobre o uso de mídias social apontou a plataforma do Google como líder entre os norte-americanos, apesar de não ser uma rede social tradicional. Segundo o estudo, 73% dos adultos dos Estados Unidos utilizam o site de compartilhamento de vídeos. Na média geral dos adultos que têm entre 18 e 64 anos, o Instagram não possui nem metade da audiência do YouTube. Outra pesquisa do mesmo instituto mostrou que os adolescentes (13 a 17 anos) norte-americanos também preferem o YouTube – 85% disseram usar a plataforma, enquanto o Instagram é usado por 72%. O Instagram também perde no quesito fidelidade – 15% dos adolescentes afirmaram usar a rede social com frequência. Já o YouTube é acessado frequentemente por 32%, atrás apenas do Snapchat (35%). O irmão do Instagram, Facebook, figura na lista de uso – independente da frequência – em quarto lugar, atrás do Snapchat.

Monetização

O que mais atrai os criadores de conteúdo ao YouTube é o poder de capitalizar os canais. O algoritmo usado pela plataforma é secreto, mas a estimativa é que o site pague entre US$ 0,50 e US$ 5,00 a cada mil views. Recentemente a aplicação mudou as regras para que os canais comecem a receber dinheiro. Para integrar o Programa de Parcerias do YouTube, os canais precisam de pelo menos mil inscritos e quatro mil horas de visualizações em vídeos postados nos últimos 12 meses. Já os vídeos do IGTV não serão monetizados, pelo menos por enquanto. A expectativa é que alguma forma de remuneração aos donos dos vídeos seja criada em breve, mas o desafio é grande.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]