A pesquisa “Hipermercados e Supermercados do Brasil”, realizado pela Shopper Experience, especializada em demystery shopping (cliente secreto), mostra especificidades do comportamento dos consumidores nesses ambientes. Por exemplo, que os clientes se atentam a fatores como limpeza e organização, mas que o principal ponto a melhorar nestes estabelecimentos seria o atendimento.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Além de avaliar o que os clientes pensam sobre os super e hipermercados, a pesquisa contou, também, com um recorte comportamental e etnográfico que analisou os consumidores idosos e os solteiros. Confira alguns pontos destacados:
• Enquanto os mais velhos gostam de ir ao supermercado geralmente pela manhã, os solteiros vão no começo da noite, saindo do trabalho.
• Os idosos encontram os amigos para tomar um cafezinho, ler o jornal, conversar. Os solteiros, muitas vezes, associam o supermercado a pontos estratégicos para encontros – sobretudo de madrugada ou no fim de tarde.
• Um hábito dos solteiros é prestar atenção nos carrinhos – atrás de indícios de estado civil. Para solteiros: cerveja, pão fitness, bebida energética, um único sabonete, cápsulas para a máquina de café.
• Em comum, tanto os idosos quanto os solteiros compram menos, mas vão mais vezes ao supermercado e com frequência levam sacolas retornáveis. “Um detalhe interessante: conhecem os funcionários pelos nomes”, conta Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora do estudo..
A pesquisa “Hipermercados e Supermercados do Brasil” foi conduzida em São Paulo e Rio de Janeiro e contou com 2.948 visitas concluídas em novembro de 2016. Participaram do levantamento homens e mulheres com real hábito de compra em supermercados e hipermercados, com idades entre 20 anos e 70 anos, das classes B e C.