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Em parceria com ICOM, Buser lança atendimento online em Libras

Em parceria com ICOM, Buser lança atendimento online em Libras

Agora, empresa oferece plataforma de atendimento online interativa em Libras para a comunidade surda; serviço funcionará 24 horas por dia.

A inclusão social é um tema cada vez mais relevante, especialmente no setor de transportes, onde a acessibilidade deve ser garantida para todos os cidadãos. Nesse contexto, a tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em ônibus de viagem intermunicipal e interestadual se destaca como uma ferramenta essencial para promover a comunicação e a igualdade de oportunidades para pessoas surdas. Além de cumprir com o direito à informação, a presença de intérpretes de Libras nos transportes coletivos amplia a segurança e o conforto dos passageiros, garantindo que todos possam viajar com autonomia e dignidade.

Diante disso, a Buser, plataforma de viagens rodoviárias, em parceria com a ICOM, empresa referência em tradução simultânea de Libras, para lançar um sistema de atendimento à comunidade surda. Através de uma plataforma de atendimento online interativa em Libras no ambiente digital do ICOM, pessoas surdas poderão acionar um intérprete de Libras em vários pontos de contato com a empresa, para esclarecer, de forma simples e rápida, dúvidas relacionadas a questões como reserva, bagagem, documentos para viagem, mudança de horário e cancelamento. 

“Estamos animados em unir forças com o ICOM, liderando juntos o caminho para uma experiência verdadeiramente inclusiva”, afirma Lidia Gordijo, diretora de Experiência do Cliente na Buser. “Por meio de canais acessíveis e da versatilidade oferecida pelo ICOM, estamos comprometidos em alcançar uma experiência de atendimento que transcende barreiras, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão em todas as interações”.

ICOM e a comunidade surda

Enquanto apenas 1% dos sites brasileiros estão acessíveis em Libras, o ICOM vem tentando mudar esse cenário, ajudando a levar a inclusão por meio de parceria com empresas dos mais diversos segmentos, como companhias aéreas, plataformas de viagens de ônibus com a Buser, os e-commerces como OLX e Lojas Americanas, e empresas de saúde como Unimed Porto Alegre e Odontoprev. Desde 2014, mais de 130 organizações, de serviços públicos e privados, já passaram pela plataforma. O ICOM é uma iniciativa da AME, ONG de referência na luta pela inclusão das pessoas com deficiência com mais de 30 anos no mercado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, 5% da população brasileira possui alguma forma de deficiência auditiva, o que equivale a mais de 10 milhões de pessoas. Dentre elas, aproximadamente 2,7 milhões são totalmente surdas, ou seja, não possuem nenhuma capacidade auditiva. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2050, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo – o equivalente a uma em cada quatro – terão algum grau de perda auditiva.

Pesquisa realizada pela Federação Mundial dos Surdos (WFD) indica que 80% das pessoas surdas têm dificuldades com línguas escritas devido à falta de acesso à educação. E dados do IBGE de 2019 mostram que o conhecimento de Libras entre as pessoas que declararam não conseguir ouvir de forma alguma, no grupo etário de 5 a 40 anos, é de 61,3% (aproximadamente 43 mil pessoas), percentual que cai para menos de 10% quando se analisa o grupo mais amplo, dos que têm algum tipo de deficiência auditiva, mas não total. Por isso a importância das Línguas de Sinais, como a Libras, que é reconhecida oficialmente no Brasil. Importante entender que elas não são simplesmente um sistema de gestos, mas sim uma língua com estrutura gramatical própria, com suas próprias regras e vocabulário.

O ICOM conta com intérpretes de Libras espalhados pelo país para atender clientes de mais de 130 empresas e órgãos públicos. Na maioria das vezes, esses intérpretes fazem contato com o atendente da empresa, para fazer a tradução simultânea, mas há também os casos em que eles são treinados para esclarecer as principais dúvidas do consumidor. Pessoas surdas ou com qualquer grau de perda auditiva podem acessar a central.

“É uma honra poder apoiar a Buser nesse projeto. Isso ajudará a ampliar a capacidade de inclusão de pessoas que fazem parte da comunidade surda, oferecendo opções para que o usuário escolha a forma como prefere se comunicar, seja por Libras ou por texto”, afirma Cid Torquato, CEO do ICOM.

Segundo pesquisa interna realizada com cerca de 2.238 pessoas da comunidade surda pelo ICOM em 2021, viajar é a principal atividade preferida dos entrevistados para fazer nas horas de lazer, com 46% de respostas.

“A nossa plataforma foi desenvolvida para proporcionar uma experiência fluida e eficiente a toda a comunidade surda. No mercado de viagens, ainda mais de ônibus, que tem a acessibilidade natural por conta do preço, não pode ser diferente. A nossa missão é eliminar qualquer tipo de barreira de comunicação entre surdos e ouvintes em todos os setores e serviços”, reforça Cid.

Como funciona

A Buser disponibiliza em seu site uma plataforma de atendimento em Libras, onde usuários podem se conectar, em tempo real, a um intérprete que realiza a tradução simultânea durante o atendimento. Para utilizar o serviço, é necessário permitir o uso da câmera do computador ou smartphone, já que o atendimento é feito por videochamada. Esse serviço é gratuito, exclusivo para a comunidade surda e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo acessibilidade contínua conforme o padrão de atendimento da Buser.

*Foto: Assessoria

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