*Por Ciro Rocha
A inteligência artificial vêm influenciando diversos setores no mundo e um deles sem dúvidas é o varejo. Essa tecnologia chega com o intuito de instaurar a mudança de como as marcas se envolvem com seus consumidores, personalizar experiências e auxiliar na tomada de decisões estratégicas dentro das empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company, 85% dos empresários alegaram entender que a implementação da IA é uma prioridade nos próximos dois a quatro anos.
Nesse cenário, fica evidente que a aplicação dessa tecnologia proporciona uma personalização extrema que permite a coleta de enormes quantidades de dados em relação aos consumidores, histórico de compras, preferências e comportamentos online. Em posse dessas análises, as empresas criam experiências de compra altamente customizadas, oferecendo produtos relevantes para cada cliente.
Outra aplicabilidade da inteligência artificial está relacionada à previsão em relação às novidades. Ou seja, é possível identificar alguns padrões de consumo e com isso, as marcas conseguem se antecipar às tendências de mercado e demandas de produtos. Já os chatbots de atendimento ao cliente 24/7, por exemplo, são utilizados para responder perguntas frequentes, auxiliar na navegação do site e até mesmo para concluir transações, melhorando toda a experiência na jornada de compra dos consumidores.
Quando trazemos para o cenário de gestão de logística e estoques, a aplicabilidade da Inteligência Artificial é ainda mais surpreendente, pois consegue auxiliar e otimizar todos os processos desses setores, garantindo que os produtos estejam no lugar e no momento certo. Isso ajuda a reduzir os custos de armazenagem e minimiza a falta ou sobra de estoque. A mesma tecnologia ainda pode permitir experiências imersivas nos setores de moda, móveis e decoração, por exemplo.
Até aqui, acredito que não seja novidade para muitos, mas posso dizer que a IA está capacitando as marcas e ajudando a se envolverem de maneira mais profunda e personalizada com seus consumidores. O fato de possibilitar uma segmentação avançada de público-alvo para campanhas de publicidade, fazendo com que as marcas direcionem suas mensagens apenas para pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo produto que você está oferecendo, aumentando a eficácia das campanhas, é fantástico.
A inteligência artificial também está sendo usada para o processo de design e desenvolvimento de produtos e marcas, permitindo análises mais profundas e precisas, deixando muito mais assertiva a parte de criação de produtos que atendam às necessidades dos consumidores.
Então sim! Mesmo com a mudança acontecendo gradativamente, a adoção inteligente da IA proporciona experiências excepcionais que atendam às expectativas e necessidades em constante mudança dos consumidores modernos. Bom, nada mais juntos do que afirmar que a IA está mudando positivamente o jogo sim, em todos os setores e sentidos, basta você querer.
*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio
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