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Scanner de detecção de riscos por IA não agrada clientes da Hertz nos EUA

Scanner de detecção de riscos por IA não agrada clientes da Hertz nos EUA

Tecnologia escaneia os veículos em segundos ao serem devolvidos e identifica qualquer marca ou arranhão; Consumidores apontam falta de transparência

Clientes da Hertz nos EUA estão indignados com o novo sistema de detecção de danos por Inteligência Artificial (IA), que tem gerado cobranças automáticas e elevadas por pequenos arranhões e amassados em carros alugados. A tecnologia, desenvolvida pela israelense UVeye, escaneia os veículos em segundos ao serem devolvidos e identifica qualquer marca, por menor que seja, enviando notificações e faturas aos clientes em questão de minutos.

Casos relatados em portais de notícias dos EUA mostram cobranças de até US$ 440 por um simples risco de uma polegada (2,54 cm) nos veículos, valor que inclui taxas de reparo, processamento e administração — muitas vezes sem explicação clara sobre os critérios desses custos. E isso não está agradando o consumidor.

Inclusive, um cliente relatou enorme frustração ao tentar contestar as cobranças, dizendo que o sistema da locadora o direcionou para um portal online com fotos do dano, mas as opções de contestação se limitam a um chatbot sem acesso imediato a um atendente humano. Já o suporte por e-mail pode levar até 10 dias para responder, enquanto os descontos para pagamento rápido expiram em poucos dias, pressionando o consumidor a aceitar a cobrança.

Conflito

A Hertz, em comunicado a imprensa norteamericana, defende a tecnologia afirmando que ela traz mais transparência, precisão e agilidade ao processo de devolução. Por outro lado, muitos clientes enxergam o sistema como uma forma de maximizar receitas e dificultar a contestação, já que a interação humana é praticamente inexistente e as taxas são pouco detalhadas. Contudo, a empresa informa que planeja expandir o uso dos scanners de IA para mais de 100 aeroportos nos EUA até o final de 2025.

O sistema UVeye já é utilizado por montadoras e concessionárias como GM e Hyundai. Analistas avaliam que essa tecnologia marca uma tendência de automação no setor de aluguel de carros, mas que também levanta debates sobre transparência, ética e direitos do consumidor.

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