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“Não bastava ouvir mais, era preciso agir melhor”, diz executivo da Light

“Não bastava ouvir mais, era preciso agir melhor”, diz executivo da Light

Em painel do IACX, executivo da Light mostra como a IA pode revolucionar até os segmentos que historicamente operam na “zona de conforto”.

No setor de energia elétrica, onde o cliente não escolhe o próprio fornecedor, a Light decidiu inverter a lógica tradicional do atendimento e investir em empatia real com IA. O case, foi tema do painel “Como a identificação das emoções do cliente está redefinindo o atendimento da Light”, em painel do IACX, seminário organizado pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão.

Com o projeto EmpatIA, desenvolvido em parceria com a Vox Soluções, a empresa passou a mapear emoções em 100% das interações, incluindo agências físicas, com o objetivo de entender a jornada do consumidor em momentos de alta carga emocional – como em situações de falta de luz.

“O cliente chega com dor. Para ele, aquela pode ser a primeira chamada, mas para o atendente, pode ser a 25ª do dia. E esse era também um dos nossos desafios”, lembra Thiago Alves Matarazzo, head de Experiência do Cliente e Canais Digitais da Light.

Uma mudança radical

Um dos principais desafios da distribuidora foi integrar tecnologia de ponta em um ambiente tradicional e altamente regulado.

Para captar emoções com precisão, a Light precisou redesenhar fluxos, instalar microfones nas agências e treinar equipes para lidar com o novo formato de análise comportamental. “Tudo isso sem invadir a privacidade do consumidor nem comprometer a experiência”, conta o executivo.

Outro ponto sensível foi garantir que os dados coletados se transformassem em ações práticas.

“Não bastava ouvir mais, era preciso agir melhor e a calibragem da Inteligência Artificial exigiu esforços contínuos para cruzar variáveis como tom de voz, tempo de silêncio e reincidência de contato, resultando em uma análise mais empática e contextualizada da experiência”, comemorou.

Na prática

No combo de soluções aplicadas no parque tecnológico da Light, a ferramenta Vox Monitor foi um dos “grandes diferenciais do projeto por sua “capacidade de capturar emoções e avaliar a personalização do atendimento antes mesmo da entrega da nota pelo consumidor”.

Nas palavras do líder, a solução impressiona por considerar muito mais que as palavras ditas, mas também fatores como tom de voz, tempo de silêncio e reações emocionais. “Com ela, conseguimos garantir que as interações não fossem apenas registradas, mas realmente compreendidas e aprimoradas, o que faz toda a diferença no atendimento”, destacou.

Na prática, o sistema passou a identificar automaticamente o estado emocional do cliente durante interações nos mais distintos canais – mesmo no atendimento presencial. A partir disso, classificações como “raiva”, “ansiedade” ou “tristeza” ajudaram a direcionar o atendimento e a gerar alertas em tempo real para os gestores.

Com essas informações, a Light conseguiu redesenhar protocolos e oferecer respostas mais humanas em momentos críticos. “Se o cliente está muito irritado, por exemplo, nosso agente já sabe que deve mudar o tom, pausar mais, escutar melhor. Isso muda completamente a abordagem”, explicou Thiago.

Cuidar de quem cuida

Um aspecto fundamental do EmpatIA, na avaliação do executivo, foi garantir que os atendentes fossem bem acompanhados e capacitados para lidar com as emoções dos clientes, especialmente em momentos de crise como em situações de falta de luz.

“Temos uma filosofia de cuidar de quem cuida. Se o atendente não for bem treinado e apoiado, a experiência do cliente pode se perder com facilidade”, reforçou.

Nesse cenário, a companhia investiu em treinamentos constantes, feedbacks e uma cultura de não penalizar os atendentes, mas sim ajudá-los a entender quando e como personalizar o atendimento.

Fernando Ferreira, CEO da Vox Soluções em TI, comemorou o sucesso do projeto e reforçou aquele que considera um grande diferencial da companhia.

“A grande vantagem é que, na Vox, contamos com infraestrutura própria, seja em nuvem privada ou on-premises. Conseguimos reduzir custos e otimizar a utilização da IA generativa, sem depender de big techs e sempre cumprindo os requisitos de segurança e compliance, como a LGPD”, concluiu.

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