A Ipsos, gigante global de pesquisas de mercado, está traçando um novo caminho impulsionado pela Inteligência Artificial (IA). A empresa projeta uma redução de custos de 25% ao longo de 2024 com a aplicação de IA generativa em seus processos de pesquisa, otimizando drasticamente a eficiência e a lucratividade.
Um dos principais benefícios do uso de IA na Ipsos reside na automatização da codificação de dados. Essa etapa fundamental, antes manual e demorada, agora é realizada pela tecnologia com 35% menos tempo. Com isso, os pesquisadores podem se concentrar em tarefas mais estratégicas e complexas, como analisar os resultados e gerar informações para os clientes.
A IA não se limita à otimização do tempo. A tecnologia também demonstra uma taxa de assertividade de 80%, garantindo precisão e confiabilidade dos dados coletados. Como resultado, a consultoria passou a entregar relatórios de maneira mais ágil e produtiva, o que se traduziu em melhor experiência do cliente e vantagem competitiva no mercado.
O IT Director and Head of System & Technology Innovation LATAM da Ipsos, Mailson Rocha, explica que essa otimização da codificação de dados obtidos nas entrevistas era um desafio crítico que precisava ser solucionado para que a companhia pudesse aumentar a produtividade e a eficiência operacional. A iniciativa contou com a ajuda da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para negócios. Em julho de 2023, a Ipsos iniciou o projeto para identificar possíveis gargalos e, depois, desenvolver uma solução baseada em IA.
Foi iniciada a implementação da solução na análise de dados qualitativos, especialmente nas respostas de perguntas abertas, marcando um avanço significativo na maneira como a Ipsos aborda a codificação e utiliza a IA generativa. Isso, levou a companhia a melhorar a capacidade de processar grandes volumes de dados, reduzindo o tempo necessário para elaboração de relatórios e com menor custo.
“O time da FCamara não só demonstrou alta disponibilidade, mas também impressionou pela capacidade técnica dos profissionais e sua resiliência”, afirma Rocha. “Eles se destacaram por sua habilidade de se adaptar rapidamente às necessidades do negócio, inspirando grande confiança”.
Aprendizados e expansão global
A Ipsos destacou que um dos principais aprendizados para o time de TI foi o aprimoramento de suas habilidades na criação de prompts detalhados e bem estruturados. Esse aperfeiçoamento incluiu técnicas para elaborar perguntas com clareza, usar exemplos representativos para direcionar a IA e especificar formatos de saída para uma integração eficiente com os sistemas existentes.
O novo sistema foi tão bem-sucedido que em, apenas meses, de sua utilização se expandiu para outras unidades da empresa na América Latina e agora está sendo adotada em escala global. Ao todo, a Ipsos tem mais de cinco mil clientes, soma 47 milhões de entrevistados, mais de 18 mil funcionários e está presente em 90 países.