/
/
Como a Inteligência Artificial pode trazer insights humanizados?

Como a Inteligência Artificial pode trazer insights humanizados?

Ao contrário do que se imagina, a IA pode colaborar com a formação de relacionamentos mais humanizados e empáticos entre empresas e clientes. Entenda

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade dentro das empresas. Mas ela pode ser usada como alavanca para boas práticas? Rodrigo Helcer, CEO da Stillingue, afirma que é possível obter insights, sugerir passos futuros por meio do uso dessa ferramenta. Essa é uma boa notícia em um País de dificuldades como o Brasil. Por aqui, temos um número considerável de inadimplentes e uma necessidade premente de investir nesse aspecto. Não por acaso, a conexão entre esse contexto e a IA estiveram em pauta no Seminário de Cobrança Digital.

Segundo Caio Crepaldi Cassano, head de Estratégia do Grupo Recovery, a busca por dados sempre foi um desafio. “Tanto dados externos quanto cadastrais, além de criação de modelos preditivos, são essenciais”, explica. Não por acaso, há grandes empresas atentas a esse aspecto. Um exemplo é a XP Investimentos que, segundo Gabriel Boselli, CPO do canal de Pessoa Física e head de Atendimento da empresa, usam os dados como método de conhecimento dentro da empresa.

Na Atento, a maior empresa de BPO da América Latina, é natural que haja a coleta e uso de dados para aprimoramento de serviços. “Nós aprendemos muito a partir disso”, explica Gustavo Brancante, superintendente de Analytics da empresa. “Temos um data lake com todos dados de jornada e, por isso, sabemos tudo o que aconteceu”, diz.

Desse processo, a Atento obtém informações de como cada cliente gosta de ser tratado. “Trazemos todo esse conhecimento de todas as operações da Atento e colocamos algoritmos para definir como pode ou não ser feito”, conta. “Personalizamos e temos um time que não é tradicionalmente de cobrança, acompanhando mudanças de texto, com o olhar de User Experience (UX) e Customer Experience (CX)”, diz.

Cassano revela que, hoje, há muito mais tranquilidade em uma conversa com robôs. “Estamos vendo a IA indo além da otimização de custos”, diz. Porém, o canal telefônico ainda é importante, como reforça o executivo da Atento. Ele explica que ainda há a necessidade do acompanhamento de uma pessoa em alguns casos, mas concorda que houve uma evolução considerável no uso de bots. Nesse sentido, Rodrigo Bellato, Collection Product Manager da Geru, afirma que há um caminho para a negociação de sucesso. E ele passa justamente por essas etapas.

Marcelo Câmara, gerente Departamental do Banco Bradesco, comenta sobre a capacidade de previsão de quais clientes tendem a ser inadimplentes. “O efeito mais positivo que queremos ter é a possibilidade de prevenir”, diz. “Não queremos ter que cobrar”. Mas será que isso pode ser feito por uma máquina? Como anda a capacidade de aceitação dos clientes?

Para Boselli, a IA pode ser humanizada, correspondendo ao fato de que é necessário que haja empatia no atendimento, seja qual for o canal. “Quando passa a ser aplicada, a IA não parece mais tão mágica, porque se torna normal no cotidiano”, afirma Câmara. Como exemplo, ele cita a calculadora. Sem ela, teríamos que fazer contas mentalmente, ou no papel. Você já parou para pensar que existe uma IA por trás dessa incrível ferramenta? Por fim, o executivo do Bradesco afirma que a “a IA se faz com sabedoria humana”. É provável, portanto, que possamos confiar na evolução.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]