Uma pesquisa realizada pela HP revelou que os brasileiros estão otimistas quanto ao impacto dos PCs com Inteligência Artificial (IA) no cotidiano e no ambiente de trabalho. O estudo, que entrevistou 1.000 adultos de faixa etária de 18 a mais de 55 anos, apontou que 85% dos participantes acreditam que a IA terá impactos positivos.
A pesquisa mostrou que 51% dos brasileiros acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Outros 34% esperam algum impacto positivo, enquanto apenas 12% consideram o impacto neutro e 3% acreditam que o impacto será baixo ou inexistente.
“Há um grande otimismo dos brasileiros em relação aos PCs com IA, pois a tecnologia tem demonstrado seu potencial como aliada para maior produtividade, mas também criatividade e equilíbrio entre trabalho e lazer”, afirma o diretor-geral da HP Inc no Brasil, Ricardo Kamel. “Acreditamos que a personalização e a automação de tarefas repetitivas serão fundamentais para melhorar a satisfação no trabalho”.
Um outro dado que se destaca é o de que 55% dos brasileiros acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no desenvolvimento de habilidades criativas, como design e edição de imagens.
Personalização em alta
Outro estudo da HP já havia reforçado a importância da personalização para a satisfação dos profissionais brasileiros. De acordo com o Work Relationship Index 2024, as características mais valorizadas em um PC com IA são:
- Personalização no uso – prioridade para 62% dos profissionais entre 25 e 40 anos;
- Facilidade de uso – essencial para 58% dos usuários acima de 55 anos;
- Segurança e privacidade – requisito para 67% dos profissionais entre 41 e 54 anos;
- Automação de tarefas repetitivas – valorizada por 71% dos jovens de 18 a 24 anos.
Impacto na criatividade
Um outro dado que se destaca é o de que 55% dos entrevistados de até 40 anos acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no desenvolvimento de habilidades criativas, como design e edição de imagens. Entre eles, homens veem mais impacto positivo do que as mulheres. E o impacto cresce entre os mais velhos do que entre os mais jovens.
As prioridades entre diferentes gerações
- A geração 55+ se destaca com a que mais valoriza a sustentabilidade como maior prioridade para PCs com IA;
- 40% dos respondentes de 18-24 anos categorizaram sugestões para entretenimento e lazer como as mais importantes;
- Apesar da quarta colocação no ranking geral, 15% dos brasileiros classificaram a sustentabilidade como o mais importante e 23% como o segundo mais importante para o uso de PCs com IA em seu cotidiano.
- As gerações mais jovens (18-24) são as mais céticas e percebem um impacto positivo menor em suas rotinas, trabalho e habilidades criativas
Além da necessidade de inovação contínua e adaptação dos produtos às expectativas dos consumidores brasileiros, a pesquisa da HP, de certa forma, aponta que as gerações mais novas se afastam cada vez mais dos PCs, especialmente em relação às expectativas com IA.
Isso ocorre naturalmente, pois elas usam intensamente os smartphones. Por outro lado, as gerações mais velhas celebram a adoção da IA nos PCs com otimismo, valorizando sua capacidade de automação e agilidade, sobretudo no dia a dia de trabalho. Contudo, a pesquisa reforça que IA se torna a cada dia uma aliada tanto na rotina pessoal quanto no ambiente profissional de diferentes gerações.