Pesquisar
Close this search box.
/
/
IA generativa e a era da eficiência digital

IA generativa e a era da eficiência digital

Tecnologia é ferramenta não só para aumento da produtividade, como também da velocidade de execução e da qualidade das tarefas concluídas.

A revolução tecnológica avança a passos largos e, no centro desta transformação, encontra-se a Inteligência Artificial (IA) generativa. Esta tecnologia não só está redefinindo os processos de trabalho, mas também elevando os padrões de eficiência digital.

Com a capacidade de gerar conteúdo de alta qualidade, desde textos e imagens até código de software, a IA generativa está remodelando a produtividade em vários setores.

A eficiência digital perpassa diversos processos

A IA generativa está transformando a forma como as tarefas são realizadas nas empresas, trazendo uma nova era de eficiência digital.

Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e tendências, e autor do livro “Conveniência é o nome do negócio”, destaca que os principais benefícios observados incluem aumento na produtividade, velocidade de execução e qualidade das tarefas concluídas.

“Pesquisa mostra que os principais benefícios são produtividade medida enquanto número de tarefas efetivamente concluídas pela pessoa, aquelas atividades que não ficam em aberto ou que ficam largadas ou em atraso indefinido. O segundo aspecto é a velocidade na execução das tarefas e, por fim, a qualidade da tarefa concluída atestada por uma outra pessoa, que percebe que, quando a IA é utilizada, a qualidade fica melhor”, explica o especialista e TEDx speaker.

Este aumento na eficiência digital permite que as tarefas sejam completadas com maior rapidez e precisão, desacoplando a velocidade das tarefas da velocidade humana.

“O questionamento que passa a ser feito a partir de agora é sobre se há uma IA que consegue fazer determinada tarefa ou uma parte representativa dela, bem como qual parte que é genuinamente valiosa para um ser humano fazer”, acrescenta.

Este novo paradigma permite que colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, enquanto a IA cuida das atividades repetitivas e processuais.

Quais são os segmentos mais afetados?     

A eficiência digital proporcionada pela IA generativa é particularmente evidente em setores como mídia, desenvolvimento de software e processos administrativos. E Arthur Igreja aponta que, no curto prazo, a mídia, publicidade, marketing e comunicação são os mais impactados.

“Com a chegada da IA generativa que consegue criar imagens, textos, vídeos, essa produção audiovisual muda de forma ampla”, diz. A capacidade de criar conteúdo de alta qualidade de forma rápida e eficiente está revolucionando a forma como essas indústrias operam.

Outro setor que se beneficia significativamente é o desenvolvimento de software. Ferramentas de IA podem automatizar a escrita de código, realizar testes e até sugerir melhorias, acelerando o ciclo de desenvolvimento. Processos administrativos e analíticos também estão sendo transformados, com a IA gerando insights valiosos a partir de grandes volumes de dados, otimizando a tomada de decisões e melhorando a eficiência operacional.

Desafios de implementação

Apesar dos inúmeros benefícios, a implementação da IA generativa enfrenta desafios significativos. Um dos maiores impasses é a resistência cultural dentro das empresas. “Tem o clássico obstáculo cultural, ou seja, tem algumas empresas que são mais resistentes e até atrasadas”, observa o especialista. Muitas organizações ainda relutam em adotar novas tecnologias, preferindo métodos tradicionais de trabalho.

Outro desafio crítico é a escassez de profissionais capacitados. Encontrar e treinar profissionais que possam integrar eficazmente a IA nos processos de negócios é fundamental para o sucesso.

“Há alguns anos estávamos falando da escassez de cientistas de dados, o mesmo está acontecendo agora com profissionais que consigam fazer essa ponte, identificar oportunidades onde a IA pode atuar dentro da empresa, encontrar as ferramentas ou ajudar a desenvolvê-las e colocar isso em prática”, comenta.

A confiabilidade da IA também é uma preocupação. Implementar a IA sem os devidos testes pode levar a falhas em missões críticas, especialmente em atendimento ao cliente. Empresas que não realizam testes rigorosos e não monitoram continuamente o desempenho da IA correm o risco de enfrentar problemas significativos.

Transformando o conceito de colaboração

A IA generativa está mudando a maneira como as equipes colaboram e se comunicam no ambiente de trabalho. Ela facilita processos de ideação e brainstorming, permitindo a geração rápida de novas ideias.

“A IA generativa muda muito nos aspectos de ideação, brainstorming. A IA pode ajudar muito em processos e reuniões”, reflete Arthur Igreja. Ao automatizar tarefas repetitivas, a tecnologia libera os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas, promovendo uma cultura de inovação.

Além disso, a IA pode melhorar a eficiência digital em processos colaborativos, fornecendo sugestões e insights em tempo real durante reuniões e discussões, o que pode acelerar a tomada de decisões e melhorar a qualidade das soluções desenvolvidas pelas equipes.

Adoção ética da IA generativa

Para garantir que a adoção da IA generativa seja ética e beneficie todos os colaboradores, as empresas devem tomar várias medidas. E é por isso que Arthur Igreja enfatiza a importância de priorizar estrategicamente a implementação da IA e testar constantemente os modelos utilizados.

“Primordialmente, a medida central é colocar isso como uma alta prioridade estratégica. Na sequência, estressar os modelos disponíveis. Muitas vezes, a culpa não é nem do modelo, a questão é a base de dados que está sendo usada, que já é viciada, enviesada, com problemas de dados que sejam representativos o suficiente”, frisa.

Treinar os colaboradores para utilizar a IA de forma eficaz e ética é igualmente crucial. As companhias devem investir em capacitação contínua, garantindo que todos os membros da equipe estejam familiarizados com as melhores práticas e os princípios éticos da IA. Isso não apenas maximiza os benefícios da eficiência digital, mas também minimiza os riscos associados à IA.

O futuro da eficiência digital

O futuro da eficiência digital é promissor, com a IA generativa desempenhando um papel central na transformação da produtividade. À medida que a tecnologia continua a evoluir, espera-se que ela se torne ainda mais integrada aos processos de negócios, proporcionando benefícios adicionais em termos de velocidade, qualidade e inovação.

Empresas que adotarem a IA generativa de forma estratégica e ética estarão bem posicionadas para liderar em seus setores. A chave para o sucesso será uma combinação de inovação tecnológica e um compromisso contínuo com a qualidade e a responsabilidade.

Com a tecnologia no centro das mudanças, ao aumentar a produtividade, melhorar a qualidade das tarefas e acelerar a execução, a IA generativa tem o potencial de revolucionar a forma como se trabalha.

No entanto, para aproveitar plenamente esses benefícios, as empresas precisam superar desafios culturais, capacitar seus colaboradores e garantir uma adoção ética da tecnologia.

Com a abordagem correta, a IA generativa pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a produtividade e a inovação, marcando o início de uma nova era de eficiência digital. As organizações que conseguirem integrar essa tecnologia de maneira eficaz estarão na vanguarda da transformação digital, prontas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.

“A IA generativa muda muito os aspectos de ideação e brainstorming, e altera aquelas etapas em que o profissional estava entregando as tarefas no modo automático, de maneira muito processual e penosa”, conclui o especialista. “Em tese, as empresas que fizerem o melhor uso da IA vão ter saltos não só de produtividade, mas as pessoas estarão mais focadas em elementos humanos, relacionais e inovadores”.

CONAREC 2024

O CONAREC 2024 será a maior edição já realizada do principal evento de Customer Experience do mundo. A conferência reunirá centenas de lideranças e profissionais para compartilhar experiências, desenhar jornadas com o mínimo de atritos, gerar networking, fechar novos negócios e muito mais!

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]