Pesquisar
Close this search box.
/
/
IA e CX: a combinação para encantar clientes e impulsionar negócios

IA e CX: a combinação para encantar clientes e impulsionar negócios

A IA é uma ferramenta poderosa para melhorar o atendimento ao cliente, personalizar produtos, serviços e automatizar processos. No entanto, a humanização continua sendo crucial

A inteligência artificial e a experiência do cliente são duas potências que juntas estão transformando completamente a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e impulsionam seus negócios. Essa combinação tem se mostrado a chave para encantar clientes e gerar novas oportunidades de negócios.

A IA aplicada à experiência do cliente, está permitindo a análise do histórico de compras, preferências do comportamento dos clientes, possibilitando, assim, as empresas ofertarem produtos e serviços personalizados. Imagine entrar em um site e ser recebido por um assistente virtual que conhece seus gostos e necessidades, proporcionando uma experiência de compra única? Essa é a IA em ação, tornando o CX mais relevante e atraente.

O painel “IA + CX: A Combinação perfeita para encantar clientes e gerar novos negócios” foi apresentado no CONAREC 2023. Mediado por Cibele Fisher, Consultora em experiência do cliente, customer experience, jornada do cliente, mentora de carreira, o painel reuniu Marco Stefanini, global CEO and founder Stefanini; Talelor Morais, CTO na Youse e André Svartman, head de Marketing, CX e CRM do Grupo DPSP. Os executivos compartilharam iniciativas e cases de suas empresas, além de abordarem como a IA está revolucionando o CX.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Cases de IA e CX

Marco Stefanini, enfatizou que a empresa está focada em liderar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de Inteligência Artificial em vez de apenas se adaptar a elas. “Sempre estamos desenvolvendo novas tecnologias, agora com IA temos a oportunidade de liderar o processo e não mais nos adaptar. Temos uma empresa de IA há 12 anos, já construímos aplicações usando nossa própria tecnologia. Nos últimos anos, essas novas tecnologias mudaram tudo. Nosso legado é que temos o know how em construir aplicações usando IA” afirma Marco.

O executivo apresentou o case da Necxt, empresa do Grupo Stefanini, que é especializada em Customer Experience. A plataforma tem o intuito de humanizar o digital e está presente em toda jornada de atendimento e oferece soluções para que seus clientes se comuniquem com os seus consumidores, trazendo maior proximidade, satisfação e escuta ativa.

Outro case em IA que tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o atendimento ao cliente é o da plataforma digital de seguros Youse. Talelor Morais trouxe em números o impacto da IA nas operações da empresa. De acordo com o executivo, 44% das vistorias dos seguros da empresa são automatizadas por Inteligência artificial, 50% dos atendimentos são feitos por automação e tratamentos de dados e 66% dos pagamentos dos seguros de perdas parciais já vem em até três dias com algoritmos de machine leraning, além de 100% das oficinas receberem processos automatizados.

“Nascemos para estar perto do cliente, somos uma empresa humanizada. A tecnologia vem como um facilitador, mas não deixamos de lado as relações humanas. A tecnologia traz eficiência e ganho de escala, os nossos chats, machine learning são preparados e treinados por pessoas. Portanto, precisamos estar perto do cliente para entender suas necessidades e, utilizamos os dados para ter essa humanização” explica Talelor.

No entanto, a chave para uma combinação bem-sucedida de IA e CX é na integração cuidadosa dessas forças. As empresas precisam garantir que seus sistemas de IA estejam alinhados com seus objetivos de CX e que os dados sejam obtidos e usados de maneira ética e transparente. Assim, é fundamental manter um equilíbrio entre a automação e a interação humana, garantindo que os clientes sempre tenham a opção de falar com um agente humano quando necessário.

Nesse sentido, o grupo DPSP, detentora das redes Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, tem uma preocupação constante no uso dessas tecnologias. André Svartman enfatizou que o desenvolvimento de modelos de IA são aplicados de forma ética, além de trazer melhorias para ajudar as pessoas.

Conheça o Mundo do CX

“Estamos constantemente desenvolvendo com parceiros formatos em que a Inteligência Artificial de forma ética ajude as pessoas. Temos uma atividade em tecnologia que através da previsão do tempo conseguimos prever o que as pessoas podem precisar. Exemplo, semana que vem se fizer sol, podemos oferecer algum produto. Temos molduras ou fremes de até onde a gente pode ir com a IA para garantir que não vamos extrapolar nenhuma linha, como por exemplo, dizer que alguém está gravida antes da pessoa saber”

No contexto, os executivos enfatizaram que a combinação de IA e CX é uma força poderosa que pode encantar os clientes e alavancar os negócios. Ao aproveitar a IA para personalização, atendimento ao cliente, e automação de marketing, as empresas podem criar experiências cada vez mais hiperpersonalizadas que cativam os clientes e geram novas oportunidades de negócios. Em resumo, CX e IA é uma parceria que está moldando o futuro dos negócios e da interação com o cliente.



+ NOTÍCIAS
Como medir e avaliar os indicadores de CX
O CX para todos: acessibilidade combina inovação e experiência

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]