A Grécia, berço da civilização, da mitologia e de grandes eventos históricos habita nosso imaginário como o destino perfeito para as férias dos sonhos. Não só de belas praias, gastronomia incrível e muita história vive o turismo da Grécia, por lá, hotéis luxuosos podem ser paraísos perfeitos para viajantes exigentes e que buscam uma experiência perfeita em estadias.
Um desses hotéis é o The Dolli, que surpreende com sua elegância requintada e descontraída. A propriedade combina a alma antiga da cidade com uma energia contemporânea vibrante.
Mas, porque este hotel é considerado por muitos especialistas em experiência de viagens como perfeito?
Primeiro, a localização é imbatível. Situado no bairro de Plaka, essa zona central da capital grega, Atenas, transmite uma atmosfera de cidade pequena, com ruazinhas estreitas de pedra e repleta de cafés, tavernas familiares abertas até tarde e lojas que vendem desde joias, roupas à cerâmica local.
Além da localização estratégica para um bom amante das facilidades urbanas, a vista do Partenon é de tirar o fôlego. O templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. é um dos mais famosos monumentos da Grécia.
Das janelas de suas 46 suítes e apartamentos, com pé-direito excepcionalmente altos, o Dolli encanta também por dentro. O difício neoclássico de 1925 foi completamente repaginado.
As suítes são impactantes. Impecavelmente decoradas, apresentam um nível acima dos padrões de hotéis de luxo. Móveis, roupas de cama, tudo é absolutamente exclusivo e selecionado. Antiguidades e arte moderna se misturam sem esforço. Tudo para que sua experiência seja a mais perfeita possível.
Luxo e exclusividade com aura feminina
Por trás de toda essa experiência de luxo e exclusiva, está Mari Daskalantonakis, CEO e diretora-geral do grupo Grecotel, empresa hoteleira familiar líder na Grécia, com 40 hotéis e resorts de quatro e cinco estrelas.
Mari é veterana do ramo. Há mais de 30 anos no negócio e filha de um dos proprietários, ela revela que muito do encantamento do Dolli começa pel edifício, que segundo ela, tem uma “aura feminina”, tal qual a própria Atenas.
“Uma linda mulher, a joia da região”, brinca Mari em depoimento à plataforma especializada em experiências de luxo, The Cool Hunter.
O edifício foi projetado pelo arquiteto grego Andreas Kriezis como uma mansão privada, a Mansão Kallimasiotis, em 1925. Kriezis também ficou conhecido por redesenhar o edifício do Palácio Real de Atenas em 1929 para acomodar o parlamento grego. Suas características foram cuidadosamente restauradas e agora são reveladas com elegância aos hóspedes, aproveitando ao máximo uma variedade de antiguidades em combinação com peças contemporâneas e personalizadas.
Em seu interior, há peças originais de Pablo Picasso, além de cerâmicas e móveis originais de outros artistas famosos. As principais peças brancas sem estofamento do foyer, por exemplo, fazem parte da coleção Pacha do lendário designer francês Pierre Paulin, reeditada pela Gubi, famosa marca de design.
Segundo Mari Daskalantonakis, uma das partes mais desafiadoras do projeto de restauração do edifício foi a cobertura. O que fazer com um telhado abandonado que possui uma das vistas mais emblemáticas do mundo? Como torná-lo parte da experiência do hóspede de forma simples e elegante?
Mari confiou este desafio ao arquiteto Stelios Kois, da Kois Associated Architects, que ela descreve como um “gênio do eufemismo”. “Ele deu uma humilde peça de arquitetura divina a Atenas”, diz Mari Daskalantonakis.
“Vejo estes edifícios como joias estruturais de uma época passada. São heranças da arquitetura nacional e do património cultural, refúgios da nossa memória coletiva. Deixam de ser apenas excelentes estruturas apreciadas pelos arquitetos e passam a ter algo de maior valor para todos”, disse Kois ao The Cool Hunter. Palavras simples para descrer o que seria oferecer uma experiência luxuosa para os hóspedes do The Dolli.