Pesquisar
Close this search box.
/
/
Hospitalidade: um novo paradigma do atendimento ao cliente

Hospitalidade: um novo paradigma do atendimento ao cliente

Além do simples atendimento ao cliente, é preciso criar experiências memoráveis que estabeleçam conexões emocionais para diferenciar seu negócio em um mundo impulsionado pela inteligência artificial

O oferecimento exclusivo de atendimento ao cliente muitas vezes pode ser replicado por outras empresas, o que deixa uma lacuna na entrega de uma experiência única e específica. É neste ponto que entra a hospitalidade, um elemento que não apenas redefine como o atendimento ao cliente é prestado, mas também distingue seu negócio de maneira singular. A hospitalidade cria uma experiência que permanece na memória das pessoas, estimulando o desejo de retornar.

Em um mundo onde a inteligência artificial pode responder às consultas dos clientes instantaneamente, 24 horas por dia, é difícil saber o que diferencia uma experiência memorável de uma esquecível. É essa resposta pode estar na hospitalidade.

Mudanças no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente tradicional geralmente é transacional: cliente pergunta, a empresa responde. O cliente reclama, a empresa resolve. A métrica mais importante para uma interação de atendimento ao cliente bem-sucedida por muito tempo foi a velocidade. E com o avanço da IA e do aprendizado de máquina, transações complexas podem ser respondidas de maneira rápida e eficiente, em uma fração do tempo que costumava ser necessário.

A IA entrou em praticamente todas as indústrias. Desde reservar restaurantes até ajudar a alterar voos ou estender o horário de check-out em hotéis, os bots muitas vezes desempenham um papel central na execução de tarefas e no envolvimento de clientes com precisão e rapidez desejadas, deixando pouco espaço para o toque humano. Contudo, é válido questionar se a velocidade deve ser a única consideração ao tratar do atendimento ao cliente, e se a IA é, de fato, a solução ideal, independentemente da indústria.

O que é a hospitalidade?

A hospitalidade é como você faz seus clientes se sentirem. O serviço acaba assim que a pessoa sai do seu estabelecimento, ou recebe em casa o produto, mas a hospitalidade cria memórias, sentimentos e emoções que a pessoa leva e relaciona com a sua experiência. Oferecer hospitalidade inclui o sorriso quando um cliente entra no seu estabelecimento, o tom de voz que sua equipe usa, o conforto da decoração e o cheiro da comida que sai da cozinha. Ou seja, todas as coisas que despertam os sentidos do cliente e permitem criar uma boa lembrança.  

A hospitalidade é transformadora, capaz de evocar alegria, esperança e apoio, estabelecendo uma conexão emocional mais profunda entre sua marca e seu cliente. É a arte de fazer com que os clientes se sintam importantes, parte de algo mais significativo do que uma transação comercial simples.

Um investimento a longo prazo

Adotar completamente essa cultura de hospitalidade costuma render bons frutos. Como exemplo, à primeira vista, tem-se uma empresa com bons produtos. No entanto, sob a superfície, está uma equipe de hospitalidade para usuários

Do atendimento ao cliente à hospitalidade

Recrute bem

Mesmo que as pessoas que você deseja custem um pouco mais para contratar. 

Treine sua equipe

A hospitalidade começa internamente. Invista em programas de treinamento que vão além dos aspectos mecânicos de uma função, incluindo empatia, escuta ativa, entrevista motivacional e resolução de problemas sob a ótica da hospitalidade.

Detalhes fazem diferença

As pequenas coisas que fazem uma grande diferença. Seja um bilhete escrito à mão, uma recomendação personalizada ou simplesmente lembrar o nome de um cliente, esses são os alicerces de uma experiência excepcional, e clientes satisfeitos são os melhores para sua marca.

Procure feedback

Procure continuamente feedback, não apenas dos clientes, mas também de sua equipe. Um sistema de comunicação aberta ajuda a identificar problemas menores antes que se tornem problemas significativos.

Invista em tecnologia com sabedoria

Use a IA e outras tecnologias para lidar com tarefas rotineiras e impessoais. Isso pode liberar sua equipe para se concentrar no que as máquinas não podem replicar: a conexão humana genuína.

Liderar pelo exemplo

A hospitalidade deve ser uma iniciativa de cima para baixo. Como líder empresarial, mostre à sua equipe o que a hospitalidade significa na prática, pois isso define o tom para toda a organização.

Crie uma marca inteligente

O design e a marca inteligente podem aumentar o sentido de hospitalidade que você oferece aos seus clientes. Crie calor, conforto e uma imagem de marca forte para permitir que seus clientes vejam e sintam seu negócio.  

O futuro trata-se de relacionamentos

Se a empresa deseja aprimorar seu negócio, a velocidade não é a única métrica a ser considerada em uma estratégia de atendimento ao cliente bem-sucedida. A IA, por si só, não conduzirá ao sucesso duradouro. O futuro não é apenas sobre transações; é sobre relacionamentos. E nada fomenta relacionamentos como uma mentalidade voltada para a hospitalidade. Treine sua equipe, conheça seus clientes e invista em uma imagem de marca forte, criando calor e conforto. Afinal, a hospitalidade é o novo paradigma do atendimento ao cliente.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]