Na área da saúde, a Inteligência Artificial (IA) tem melhorado a qualidade dos cuidados médicos e elevado o padrão de atendimento, garantindo uma experiência hospitalar mais humanizada e eficiente. Nesse contexto, o Hospital Santa Paula, integrante da rede Dasa, implementou o uso de IA que permite que os pacientes internados façam solicitações usando tablet ou smartphone, otimizando o tempo da equipe de enfermagem.
Além disso, com a solução, o hospital, que chega a atender cerca de 85.000 pacientes por ano em seu Pronto Atendimento e realizar uma média de 12.000 cirurgias por ano quer melhorar a comunicação do paciente com a equipe médica, otimiza a experiência dos pacientes e seus acompanhantes em relação a serviços de hotelaria, nutrição e outras áreas envolvidas nos cuidados das famílias.
A IA foi desenvolvida para oferecer um conteúdo personalizado, podendo ser acessado diretamente do celular do paciente ou acompanhante. A ideia da plataforma chamada NeonPass Room, da HOOBOX Robotics, não é ser apenas um concierge digital, mas também trazer mais autonomia e eficiência na jornada durante a internação.
“Fomos pioneiros no Brasil na instalação desse novo sistema e, agora, completando um período de testes, temos resultados expressivos, como a redução de 87% das solicitações mediadas pela enfermagem, totalizando 1.150 horas otimizadas por mês”, comenta Douglas Serio, Diretor Geral do Hospital Santa Paula.
A solução foi instalada em 129 leitos do Hospital em agosto de 2023 e, desde então, mais de 10.500 solicitações foram gerenciadas pela IA. “Antes da implementação, mais de 50% das solicitações mediadas pela equipe de enfermagem seriam transferidas para outra área do hospital, como nutrição e hotelaria. Éramos apenas a intermediação. Com esse tempo que ganhamos, conseguimos oferecer cuidados ainda mais dedicados e personalizados aos nossos pacientes”, comenta Marisa Pregun, Diretora Assistencial do Hospital Santa Paula.
Esse mês, outros três hospitais da Dasa (Nove de Julho, Complexo Hospitalar de Niterói e São Lucas Copacabana) já iniciaram a implementação da IA na operação. “Os resultados desses primeiros meses foram promissores e impactaram positivamente a equipe assistencial e os pacientes. Com isso, já começamos a expandir para outros hospitais da rede.”, finaliza Elizabete Mitsue, Diretora Assistencial e Experiência do Paciente da Dasa.
“O NeonPass Room, com a entrega de dados analíticos sobre a assistência, passa a contribuir também para a tomada de decisões estratégicas. No Hospital Santa Paula, sempre a frente em inovação, estamos explorando ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer, da digitalização à geração de insights”, explica Claudio Pinheiro, Diretor de Operações da HOOBOX Robotics.