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Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, diz estudo

Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, diz estudo

Pesquisa confirma que estereótipo do gênero feminino responsável pelas compras da família realmente não é fundamentado nesse canal de venda

O estudo E-Commerce On, divulgado pela Kantar, apontou que homens fazem mais compras em supermercados online do que mulheres. A pesquisa, realizada em 14 países, analisou mais de 100 mil compras e o comportamento de 27 mil consumidores no ambiente online. Dentre os clientes, 47% dos homens realizam compras via e-commerce – o número registrado pelas mulheres foi de 39%.

No entanto, propagandas de categorias relacionadas à ida ao supermercado, geralmente, são direcionadas ao gênero feminino. De acordo com o AdReaction – Getting Gender Right, outro levantamento realizado pela Kantar, mostra que em campanhas de produtos de limpeza da casa, por exemplo, as mulheres representam 89% do target das comunicações, 85% em alimentos e 76% em higiene pessoal.

A análise ainda apontou que marcas que equilibram a atenção nos dois gêneros impulsionam um valor maior. Segundo o levantamento, aumentar o número de mulheres que fazem esse tipo de compras online mostrando uma comunicação mais equilibrada e fugindo de imagens batidas em relação ao gênero feminino pode impulsionar as vendas.

Entender os receios e necessidades de cada um dos gêneros no e-commerce também é importante, segundo Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil.

“As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas. Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce”, afirma.

Expectativas no e-commerce

Parceiros de comércio online, por sua vez, buscam um melhor entendimento de como os consumidores e compradores se relacionam com a categoria, a partir de seus fornecedores, mas com o ponto de vista do consumidor e comprador.

Com o e-commerce crescendo mais rápido do que qualquer outro canal (20%), é cada vez mais importante que as marcas desenvolvam estratégias específicas para cada plataforma. Lojas que vendem apenas online buscam estratégias específicas para a marca e lojas que vendem em diversos canais buscam soluções online para offline.

Em relação ao crescimento de produtos de consumo rápido em 2018, a categoria online somava 42%. De acordo com a Kantar, o e-commerce dessa categoria continuará sendo o canal com maior crescimento nos próximos cinco anos e, em 2025, representará 10,1% do market share global.


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