Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mulheres sofrem mais com o estresse do que os homens

Mulheres sofrem mais com o estresse do que os homens

Estudo inglês descobriu também que eventos simples como perder o celular ou o trem podem ser tão estressantes quanto terrorismo

Quem sofre mais com o stress? Aparentemente, as mulheres são mais vulneráveis às preocupações do dia a dia do que os homens. A descoberta veio de uma pesquisa com 2 mil pessoas, realizada na Inglaterra pela Sociedade de Fisiologia (Physiological Society). Veja aqui.

As respostas dos entrevistados apontaram que o gênero e a idade influenciam muito quando o assunto é estresse. Elas também revelam que, como era de se esperar, eventos importantes como a perda de um ente querido ou uma doença terminal são o topo da lista dos motivos para preocupações. No entanto, coisas simples e corriqueiras, como perder o celular, podem desencadear tanto estresse quanto um evento super traumático como uma ameaça de atentado terrorista.

A pesquisa listou 18 eventos possivelmente traumáticos e pediu para os respondentes os avaliarem em uma escala de 0 a 10, sendo 0 algo completamente livre de stress e 10 algo completamente estressante. Na lista de eventos, claro, há situações que dizem respeito aos ingleses, como a possibilidade de sofrer um ataque terrorista.

Mulheres

As notas atribuídas aos eventos foram maiores entre mulheres do que entre homens, mostrando que elas estão mais suscetíveis ao estresse do que eles, especialmente em eventos simples do dia a dia. Elas reportaram, por exemplo, se estressar muito mais com a possibilidade de um atentado terrorista, questões relacionadas à saúde ou a mudança de residência.

Uma possível explicação para isso seria o fato de elas se sentirem mais cobradas pela sociedade. Para a líder do Comitê da Sociedade de Fisiologia, Dra. Lucy Doladson, “Isso pode ter um impacto significativo na saúde das mulheres”.

Motivos para se preocupar

Um dos assuntos que não tem tanta diferença entre homens e mulheres é o nascimento do primeiro filho. A avaliação de ambos os sexos foi semelhante, sendo causa de mais stress para quem tem entre 25 – 34 anos.

A idade, aliás, é um fator importante. A pesquisa revela que o estresse certamente se atenua com o tempo. Também pode ser maior para aqueles com mais estudo.

De modo geral, dirigir pode causar bastante stress. Diversos eventos relacionados à atividade podem ser preocupantes: carros quebrados, trânsito, rodovias, motoristas descuidados. Outro tema importante é o cuidado com outras pessoas, sejam elas idosas, doentes ou com necessidades especiais. Os bichinhos de estimação também: doenças ou a morte dos pets são fatores bastante estressantes.

Mundo moderno

Para a Dra. Lucy Doladson, o mundo moderno traz fatores atenuantes do estresse que não eram sequer imaginados há 50 anos, como as redes sociais ou os smartphones.

A Sociedade de Fisiologia quer usar o estudo para entender os efeitos do estresse no corpo humano. Durante os momentos de muita preocupação, o corpo se prepara liberando hormônios na corrente sanguínea. Isso pode afetar tanto o coração quanto os sistemas digestivo e imunológico.

“Enquanto muitas pessoas estão cientes dos efeitos psicológicos do estresse, elas precisam prestar mais atenção aos efeitos para o corpo. Quando o stress é prolongado, os efeitos no corpo podem resultar em doenças como úlcera ou aumento do risco de ataque cardíaco”, alerta a Dra. Doladson.

Fernanda Pelinzon/ Grupo Padrão
Fernanda Pelinzon/ Grupo Padrão

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]