/
/
“O mundo precisa de pessoas comuns que queiram fazer o Bem”, diz Alcione Albanesi

“O mundo precisa de pessoas comuns que queiram fazer o Bem”, diz Alcione Albanesi

No CONAREC 2024, a fundadora da ONG Amigos do Bem, compartilha a visão e propósito que transformam a vida e milhares no sertão nordestino.

Segundo Aristóteles, o propósito é o ponto em que os talentos de uma pessoa se encontram com as necessidades do mundo. Alcione Albanesi, fundadora da ONG Amigos do Bem, organização impacta a vida de milhares de pessoas no sertão de Alagoas, é um exemplo vivo dessa filosofia e, sem dúvida, uma inspiração para todos que acreditam que a transformação social é possível. No CONAREC 2024, Alcione irá compartilhar sua inspiradora trajetória no painel “Visão, paixão e inovação: Lições de Sucesso”.

Por meio de projetos focados em educação, geração de renda, acesso à água, moradia e saúde, a ONG Amigos do Bem atende cerca de 150 mil pessoas mensalmente. Antes de fundar a organização, Alcione era uma empresária bem-sucedida ao construir uma empresa que se tornou líder no segmento de lâmpadas no Brasil. Em 2014, decidiu vender sua empresa para se dedicar integralmente ao projeto social que iniciou em 1993 no sertão nordestino.

A trajetória da Amigos do Bem é admirável e repleta de realizações. A motivação de Alcione para se envolver com esse trabalho vem de sua mãe, Guiomar de Oliveira Albanesi, que ainda ajuda crianças carentes. Desde jovem, Alcione acompanhava sua mãe em visitas a creches e, em uma dessas reuniões, ouviu de uma mãe que a miséria no sertão era extrema, e as pessoas não tinham para quem pedir ajuda. “Foi assim que, em 1993, reunimos um grupo de 20 amigos e fizemos nossa primeira viagem ao sertão de Pernambuco entre o Natal e o Ano Novo”, relata Alcione. “Levamos cerca de 1.500 cestas básicas e as distribuímos em povoados isolados, onde milhares de pessoas viviam na miséria absoluta”.

Transformar a extrema pobreza

Esse trabalho inicial se estendeu por 10 anos até que Alcione conheceu dona Geralda, uma senhora que estava muito doente e com uma doença grave, que havia caminhado quilômetros em busca de um quilo de feijão para seus filhos. “Decidi naquele momento que não podíamos mais ajudar apenas com distribuições emergenciais; era preciso mudar aquele cenário de abandono e extrema pobreza”, explica. Em 2002, iniciou-se um trabalho de transformação de vidas.

Hoje, a Amigos do Bem atende mais de 150 mil pessoas mensalmente com projetos contínuos de educação, trabalho e renda, além de acesso à água, moradia e saúde. Ao longo de 30 anos, a ONG alcançou muitas vitórias importantes, como a compra das terras da primeira Cidade do Bem, onde a realidade de centenas de famílias foi mudada ao deixar as casas de barro para habitações de alvenaria, com chuveiro, cama e fogão.

Outra conquista marcante foi a construção do primeiro Centro de Transformação e das escolas, sendo que uma das instituições apoiadas pela ONG alcançou as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país. “São milhares de vidas que comemoram uma existência com menos sofrimento e com oportunidades”, afirma Alcione. Mais de 10 mil crianças e jovens agora sonham com um futuro diferente. “Um resultado que só é possível graças ao apoio de muitos amigos”, completa.

Projeto: Combate à seca no Nordeste. Foto: Assessoria de imprensa.

Desafios e oportunidades

Segundo Alcione, um dos grandes desafios é conseguir recursos para manter um trabalho como esse. Desde logística que atende regiões isoladas, onde a miséria é gritante e emergencial. “Eles precisam de tudo, pois a pobreza no sertão é secular”, pontua. Atualmente, a ONG atende 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU e conta com 11 mil voluntários que se dividem em 140 grupos diferentes de trabalho e juntos somam 70 mil ações voluntárias.  

Ao longo dos anos, diversas empresas se juntaram ao projeto, como Google, Carrefour, Volvo, Gol, P&G, entre outras. Elas têm colaborado diretamente na missão de transformar vidas, e a ONG Amigos do Bem tem sido o “S” do ESG para muitas dessas companhias, contribuindo de forma prática para alcançarem suas metas de sustentabilidade.

Para Alcione, “o mundo não precisa de missionários, mas de pessoas comuns que queiram fazer o Bem”. Seu projeto é a prova de que a miséria tem solução e o bem se multiplica. Hoje, a ONG conta com uma equipe de voluntários locais nos povoados atendidos, pessoas que um dia foram ajudadas e que agora desejam ajudar. “É uma grande corrente do Bem, um grande movimento de amor. Acredito em um Brasil melhor, um país onde cada um pode ser protagonista para um futuro sem tantas desigualdades”.

Foto: Assessoria de imprensa

CONAREC 2024

Alcione Albanesi estará no CONAREC, o maior evento de CX do mundo! Por lá, os participantes terão acesso a profissionais, lideranças, especialistas e CEOs que estarão nos dias 10 e 11 de setembro, em São Paulo, para compartilhar conhecimentos, desafios e soluções para impulsionar o mercado de experiência do consumidor brasileiro.

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]