/
/
Para entregar hiper-personalização, é preciso ser data driven

Para entregar hiper-personalização, é preciso ser data driven

Mais do que entender o perfil de consumo do cliente, é preciso reconhecer as necessidades dele em cada momento

Ser data driven é o objetivo de todas as empresas que pensam o próprio negócio a longo prazo. É basicamente uma regra para organizações que querem crescer e, é claro, oferecer uma experiência inesquecível para o consumidor. Contudo, é preciso que as empresas tenham conhecimento de que não basta coletar e analisar dados, considerando características do cliente como idade, perfil, localização e histórico de consumo. Seja quem for o cliente, ele não necessariamente fará compras apenas para si mesmo e tende a mudar de preferências ao longo do tempo, seja por influências externas, seja por simplesmente cansar de um produto alimentício ou de um estilo de vestimenta.

“Uma vez que a empresa começa a interagir com o cliente e ganha a confiança dele – e, consequentemente, acesso aos dados –, melhor poderá ser a experiência”, revela Murilo da Costa, diretor de Customer Experience da SAP Brasil. “A tecnologia permite entregar a partir disso uma página com recomendações melhores, mais adaptada ao cliente, mais contextualizada com o seu momento de navegação: é possível entender o momento dele e oferecer opções atreladas a busca, ainda que seja diferente do comportamento dele até agora”.

Como explica o executivo, é necessário que o varejo entenda o valor de ter um e-commerce hoje, ainda que tenham apego pelo modelo físico, afinal, o que de fato importa é o que o consumidor espera receber, ou seja, uma experiência phygital. Para poder de fato ter o e-commerce como uma fonte parruda de conversão, contudo, é elementar contar com algumas soluções tecnológicas – e a SAP tem percebido ao longo dos anos essa necessidade crescente, pois trabalha há décadas com o desenvolvimento do comércio online.

“Apostamos muito no ambiente digital, considerando marketplace, e-commerce, marketing digital e, é claro, dados”, diz Costa. “Com a pandemia, a demanda cresceu porque muitas empresas tradicionais de varejo decidiram investir no online; agora, apostamos também em transformar as empresas em gestoras dos sellers, ou seja, terem marketplaces próprios”.

O online é data driven

Fica claro a partir da atuação da SAP, que a integração entre o e-commerce e a orquestração de dados é essencial. E a partir dessa conexão o marketing digital também ganha consistência – e não só no varejo. “Temos visto que empresas de Bens de Consumo estão buscando aproximação com os clientes a partir do uso de dados aos quais, antes, só tinham acesso a partir de terceiros”, diz. “A tecnologia da SAP é direcionada tanto para esse tipo de empresa, que busca internalizar estratégias de marketing e ser data driven, quanto para quem já tem um e-commerce e busca aumentar o faturamento”.

A partir do uso da tecnologia, torna-se possível construir estratégias focadas, com base em dados e objetivos claros. “A solução que oferecemos é bastante completa, pois envolve estratégia e tática: o processo começa em um alto patamar, questionando o objetivo atual da organização – aumento de margem, de market share, de vendas, conversão etc; a partir disso, ela indica quais KPIs devem ser seguidos dentro desse objetivo e quais ações devem ser tomadas para o alcance daquelas métricas”, conta o executivo.

Ao longo do tempo, a solução dá uma série de alertas para o gestor – desde avisos no celular até a possibilidade de disparar ações dentro da própria ferramenta a partir de determinado resultado. Ou seja, pode-se criar condições e regras dentro da ferramenta, atreladas por exemplo a queda de um indicador.


 + Notícias

Mastercard divulga estudo sobre hábitos das empresas e do consumidor brasileiro

Como o perfil do consumidor influenciará as estratégias de marketing?


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]