Sem dúvidas, 2022 está sendo um momento de estratégico para o e-commerce. Após dois anos em extenso crescimento, o setor agora lida com o retorno das lojas físicas, bem como com as exigências de um público mais informado e que tem, na palma das mãos, um mar de possibilidades no comércio eletrônico. Ou seja: é hora de afirmar bases sólidas nesse canal — e isso tem levado empresas que apenas usavam marketplaces para revenda de seus produtos a abrirem suas próprias lojas online.
A Henkel, detentora das marcas Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept e STMNT Grooming Goods, foi uma das empresas que lançou um canal de e-commerce próprio e escolheu o Brasil para iniciar essa jornada. A estratégia é criar mais fidelidade à marca — que, até então, só vendia seus produtos em marketplaces avulsos, como Beleza na Web, Sephora e Amaro .
O canal se chamará Clube do Cabelo Pro e será destinado apenas à venda dos produtos da Henkel no Brasil. Será o primeiro brandsite da empresa alemã em todo o mundo. “A decisão de ter um brandsite no Brasil foi uma iniciativa do país que faz parte da nossa estratégia reforçar a identidade das marcas e ter um espaço para criação de conteúdo e, por meio desse espaço, entender melhor as necessidades e comportamento do nosso consumidor”, esclarece Camilla Garcia, gerente de Marketing e Digital do Grupo Henkel.
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A força do e-commerce de beleza no Brasil
A escolha do Brasil como primeiro país a receber um brandsite, por parte da Henkel, está longe de ser infundada. Isso porque o público brasileiro é bastante exaltado quando o assunto é beleza, saúde e bem-estar: é o quarto maior mercado de cosmética no mundo.
“Durante a pandemia vimos uma crescente desse segmento no canal de e-commerce. A digitalização possibilitou uma maior aproximação entre marcas e consumidores finais, além de ganhar agilidade na comunicação”, destaca Garcia. “A escolha do Brasil faz parte de uma execução 360 das marcas globais, garantindo uma mensagem clara, uniforme e com credibilidade para os consumidores”.
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Produtos da marca já eram, inclusive, muito buscados em e-commerces de marketplace por aqui. Sendo assim, nada mais justo e interessante que a própria marca os ofereça ao público por um canal próprio. Essa iniciativa traz uma série de vantagens não apenas para a marca, como também para o consumidor.
“Durante o desenvolvimento do projeto, priorizamos um parceiro que tivesse expertise na operação de fulfillment e oferecesse com excelência a experiência que desejamos para o nosso cliente: navegabilidade amigável, conteúdos exclusivos e entrega eficiente. A ideia não é priorizar um canal ao outro, mas sim ser um ponto de contato complementar para o nosso consumidor, para que ele possa ter opções cada vez mais omnichannel na tomada de decisão”, complementa Garcia.
Fidelização para além do marketplace
É evidente que, antes de se estabelecer como um brandsite no Brasil, a Henkel se estabilizou no país com suas outras marcas e produtos de beleza. Esse conhecimento do público já trouxe uma série de vantagens à corporação — e deve ditar um sucesso interessante para esse novo canal de vendas estabelecido pela marca.
O Clube do Cabelo Pro estabelece também um canal de atendimento focado no Brasil, o que diminui muito a distância entre a marca e o consumidor. No site, há um canal de autoatendimento via FAQ, e-mail e um número de telefone, disponível de segunda a sábado em horário comercial.
Por meio desse canal, a marca espera atingir melhor o público brasileiro e amplificar as vendas no País com produtos internacionais. As marcas oferecidas são para cabelos de todos os gêneros e há opções veganas e cruelty-free.
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