/
/
Habilidades em IA cresceram 866% no mundo

Habilidades em IA cresceram 866% no mundo

Enquanto as habilidades em IA crescem globalmente, apenas 28% dos cursos foram feitos por mulheres em 2024,

A Inteligência Artificial (IA) está entre as habilidades com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Até 2030, estima-se que a IA criará mais de 1,3 trilhão de empregos no mundo. Diante dessa transformação, profissionais de diversas áreas estão se preparando para não ficarem para trás. Um exemplo do interesse crescente é o aumento de 866% nas matrículas em cursos relacionados à IA em 2024, segundo o Relatório Anual de Habilidades Profissionais da Coursera. O levantamento analisou as tendências de mais de 5 milhões de alunos, de 7 mil organizações ao redor do mundo.

O relatório revela que 54% das matrículas em IA generativa na Coursera vieram de mercados emergentes, como Índia, Colômbia e México. Entretanto, a participação brasileira ainda é limitada. Entre os cursos mais populares no Brasil, se destacam com um foco predominante em habilidades fundamentais para a transformação digital, que são: Foundations: Data, Data, Everywhere, Google, AI Essentials, e Foundations of Project Management.

  • Escrever textos automaticamente (e-mails, relatórios, posts);
  • Resolver problemas criativos ou técnicos;
  • Resumir ou organizar informações complexas;
  • Criar ideias para projetos, campanhas ou produtos.

Disparidade de gênero em IA

Embora as matrículas em IA estejam em alta, a desigualdade de gênero permanece evidente: apenas 28% dos inscritos em 2024 foram mulheres. A discrepância preocupa, considerando que 79% das mulheres ocupam empregos altamente suscetíveis ao impacto da IA generativa, contra 58% dos homens.

Para Marni Baker Stein, diretora de Conteúdo da Coursera, essa lacuna reflete barreiras históricas de acesso à educação tecnológica. “Apenas 22% dos profissionais de IA e ciência de dados são mulheres, o que cria barreiras significativas para a equidade social e para a eficácia da tecnologia. Incentivar as mulheres a buscarem habilidades em IA por meio de iniciativas educacionais e políticas no local de trabalho será crucial para reduzir a lacuna e garantir que os benefícios da IA sejam acessíveis a todos”, afirma.

Habilidades em IA e Cibersegurança

Além da IA, outras áreas também estão em alta. Seis das dez habilidades tecnológicas de maior crescimento em 2024 estão relacionadas à cibersegurança e gestão de riscos, impulsionadas pelo aumento de 71% nos ataques cibernéticos no ano anterior.

A sustentabilidade também ganhou destaque: três das dez habilidades mais procuradas estão conectadas à economia verde. Vale destacar que, segundo o Fórum Econômico Mundial, as funções relacionadas à sustentabilidade terão o segundo maior crescimento até 2027.

Habilidades humanas

Apesar do avanço das tecnologias, habilidades humanas continuam sendo indispensáveis. Assertividade e comunicação figuraram entre as dez competências mais buscadas em 2024, refletindo a necessidade de perfis equilibrados. O equilíbrio entre habilidades tecnológicas e humanas foi amplamente discutido no CONAREC 2024, o maior evento de CX do mundo, que mostrou a importância de lideranças que  aliem conhecimento técnico à empatia.

Outro ponto levantado no relatório mostrou que, no Brasil, as empresas estão migrando do marketing tradicional para o uso de novas tecnologias. Empresas passaram a utilizar ferramentas como chatbots com IA para interação com clientes e análises personalizadas para entender melhor o comportamento do consumidor.

Além disso, profissionais que aprendem habilidades como E-mail Marketing, Engajamento e Retenção de Clientes, e Gestão de Publicidade e Campanhas estão se preparando para atender à demanda do mercado, que busca expertise em tecnologias e estratégias modernas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]