Não há como fugir: a proficiência em Inteligência Artificial (IA) se tornou essencial. Em todos os setores, empresas buscam qualificar seus profissionais em habilidades de IA, e cada vez mais esse conhecimento é valorizado no momento da contratação.
O Índice de Aprendizado do 4º trimestre de 2024 da Udemy é um bom termômetro de como o treinamento em IA tem se acelerado em diversos setores. Do financeiro às fábricas, o estudo aponta que as empresas estão intensificando o treinamento em IA para aprimorar as habilidades de seus funcionários num mercado em rápida evolução. O documento mostra a velocidade dessa transformação e que o aprimoramento em IA não está mais restrito às equipes de tecnologia. Pelo contrário, ele se tornou uma necessidade para empresas de diversos setores.
O avanço na adoção de habilidades de IA
O Índice identificou que a adoção de habilidades de IA está avançando mais rapidamente no setor financeiro, na indústria e no setor de serviços profissionais, segmentos que historicamente demoraram mais para adotar treinamentos em IA. Agora, a proficiência no tema está se tornando um requisito básico nesses e em outros setores.
- O consumo de cursos de IA no setor financeiro cresceu 75% de um trimestre para outro no quarto trimestre de 2024, em comparação com um aumento de 42% no terceiro trimestre. Refletindo um crescimento em áreas como análise financeira, avaliação de riscos e automação.
- O consumo de cursos de IA na indústria aumentou 50% de um trimestre para outro no quarto trimestre de 2024. A automação baseada em IA e a manutenção preditiva se consolidaram como fundamentais para a eficiência operacional.
- O consumo de cursos de IA no setor de transportes se recuperou no quarto trimestre de 2024, crescendo 11% de um trimestre para outro após uma queda no terceiro trimestre. Mostrando que houve um novo investimento em IA para logística e otimização da cadeia de suprimentos.
- O consumo de cursos de IA no setor governamental aumentou 8% de um trimestre para outro no quarto trimestre de 2024, indicando um avanço constante na capacitação em IA no setor público.
O aprimoramento em IA também cresceu significativamente no Brasil, com um aumento de 24% no consumo de cursos de IA de um trimestre para outro no quarto trimestre de 2024. Na Udemy, o crescimento de habilidades de IA está à frente de Inglês (19%) e de linguagens de programação e desenvolvimento como Kotlin (17%), Angular (10%) e C# (2%).
Além disso, o estudo traz um recorte sobre as habilidades em IA que os alunos desejam validar junto aos seus empregadores. No quarto trimestre, o consumo do curso sobre a certificação AWS Certified AI Practitioner aumentou 85%, mostrando que mais profissionais querem comprovar as suas habilidades de IA por meio de credenciais e certificações.
Tendencias de habilidades e aprendizado
Além desses dados, o Relatório de Tendências de Habilidades e Aprendizado Global 2025 da Udemy mostra também o crescimento da IA nas seguintes frentes:
- A demanda por habilidades de IA quase quadruplicou em apenas 12 meses (291%), evidenciando a crescente necessidade de alfabetização em IA.
- O uso da IA generativa para eficiência nas empresas cresceu quase dez vezes (859%), com as empresas buscando aproveitar ferramentas de produtividade impulsionadas por IA e integrar a tecnologia ao trabalho diário.
Habilidade essencial para o futuro do trabalho
Diante dos dados apresentados, está claro que a IA se tornou uma habilidade fundamental em diversos setores e que aqueles que a adotarem terão as melhores oportunidades no futuro.
Para Mischa Fisher, economista da Udemy, “a proficiência em IA não é mais uma habilidade de nicho, ela está se tornando tão essencial quanto as habilidades de informática há 30 anos”.
“As empresas estão acelerando o treinamento em IA porque não podem se dar ao luxo de esperar. A automação está transformando os setores, a escassez de mão de obra está aumentando e os negócios precisam de eficiência baseada em IA para se manterem competitivos. Aqueles que não priorizarem o aprimoramento agora correm o risco de ficar para trás numa economia em que a integração da IA está se tornando a norma”, avalia.
Por onde começar a construir habilidades de IA
As habilidades de IA não são mais apenas um diferencial no currículo. Elas estão se tornando essenciais para contratações e promoções e também para o crescimento profissional a longo prazo. Os empregadores buscam cada vez mais profissionais que possam integrar a IA ao seu fluxo de trabalho para impulsionar a eficiência e a inovação. Segundo a Udemy, para se manter competitivo, os profissionais devem:
- Alfabetizar-se em IA: Fazer cursos para aprender fundamentos da IA, ferramentas de automação e aplicações específicas para o setor em que atuam.
- Aplicar a IA: Compreender como a IA pode aprimorar a tomada de decisões, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a produtividade.
- Obter certificações em IA: Credenciais como a AWS Certified AI Practitioner validam a expertise na área.
Preparar empresas para o futuro com IA
O aprimoramento em IA também chegou para o nível executivo mais alto das empresas. Isso não é mais opcional, é uma necessidade para os negócios. E para a organização, aquela que não estiver preparada para a IA corremo risco de ficar para trás.
Com a automação e a tomada de decisões baseadas em IA se tornando a norma, para se manterem competitivas, as empresas devem:
- Integrar o treinamento em IA: Oferecer cursos de IA alinhados aos objetivos do negócio.
- Incentivar a adoção interdepartamental da IA: A IA não é apenas para equipes de tecnologia. É preciso treinar profissionais de finanças, operações, RH e atendimento ao cliente para usarem ferramentas de IA.
- Recompensar a proficiência em IA: Reconhecer e premiar funcionários que usam a IA para melhorar a eficiência e os resultados.
Em suma, a ascensão da IA nas empresas faz parte de uma transformação maior e contínua, em que novas tecnologias continuarão a redefinir funções e exigências de habilidades. Saber utilizar a IA de forma eficaz no trabalho já é essencial, mas essa demanda continuará a evoluir conforme a tecnologia avançar. Os profissionais e organizações mais bem sucedidos serão aqueles que adotarem o aprendizado contínuo, garantindo que permaneçam sempre à frente, acompanhando essa evolução contínua.