A primeira edição do Ranking NOVAREJO Brasileiro realizado pelo Grupo Padrão em parceria com a Serasa Experian, com a coordenação técnica do Centro de Inteligência Padrão (CIP), com a parceria acadêmica do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), mostrou que o Habib’s é a rede varejista que mais aumentou sua rentabilidade por loja no Brasil, com crescimento de 117% em 2014.
De acordo com o estudo, a empresa que apresentou o maior crescimento de rentabilidade por funcionário foi a Alpargatas, com um índice de 55%, no ano.
Com dados compilados pela primeira vez no mercado nacional, a pesquisa traz a análise mais detalhada já desenvolvida no Brasil. De acordo com Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, esse é o primeiro ranking que retrata o cenário varejista brasileiro. “Os indicadores utilizados na pesquisa foram os mesmos que fazem o varejo ser eficiente em qualquer lugar do mundo. Ver que muitas empresas performaram muito bem em 2014, significa que mesmo diante de um cenário desafiador o varejo bem gerenciado consegue trazer bons resultados”, comenta.
Para José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian, o ranking ajuda a ter visibilidade do que está por trás das nuvens. “Sabendo que dias melhores virão, devemos pensar em formas de reverter a situação”, afirma.
O levantamento mostrou também as varejistas que obtiveram os maiores faturamentos líquidos em 2014. O primeiro lugar ficou com a Multivarejo, com mais de R$ 26 bilhões no ano. Confira o ranking das 20 mais abaixo.
Arte: Fernanda Pelinzon/Conhecimento e Conteúdo Grupo Padrão
Leia mais