/
/
Existe vida fora das bolhas? Um guia para orientar o cliente rumo a novas escolhas

Existe vida fora das bolhas? Um guia para orientar o cliente rumo a novas escolhas

É primordial unir pesquisas, tecnologia e empatia para gerar melhorias significativas na experiência do consumidor

Muito se fala sobre a influência dos algoritmos no processo de venda em face à liberdade de escolhas do cliente, uma vez que ao inserir e categorizar os indivíduos em uma espécie de bolha, estes podem ficar blindados a novas experiências que passam a não cerceá-lo mais: a lógica seria trabalhar de acordo com a tecnologia operante ou entender o consumidor hackeado?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Pensando em tudo isso, o Conarec 2021 conta com um painel sobre o assunto. Mediado por Tania Miné, fundadora da Trade Design, o encontro conta com a participação de três experts: Lucas Mancini, diretor dos canais On The Go do Grupo Habib’s; Demetrio Teodorov, executivo de inovação da BRF; e Stella Kochen Susskind, CEO da SKS CX Customer.

A importância da experiência do cliente

Com a pandemia de covid-19 e suas consequentes medidas de prevenção, muitos negócios tiveram de se readaptar. O próprio Grupo Habib’s é um exemplo disso. Devido à proibição imediata do consumo de bebidas e comidas nos restaurantes, as modalidades delivery e retirada (take away/drive thru) ganharam espaço.

Isso exigiu uma mudança no mindset e modus operandi da companhia, que sentiu a necessidade de realizar parcerias com aplicativos de entrega e otimizar seus sistemas.

“Aprendemos, no food service, a lidar com uma série de novidades: se você quer inovar e realmente prestar um serviço importante para o consumidor, tem que abrir a cadeia de valor, entender qual é o elo fraco e desenhar soluções imediatas e, se possível, baratas para isso. Aprimoramos o drive thru e nos vinculamos ao iFood. A quantidade de pedidos saiu de 800.000 por mês para mais de 1.000.000 em cada canal de venda”, explica Lucas Mancini, diretor dos canais On The Go do Grupo Habib’s.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O executivo conta que, com base nessas adaptações, foi observado que colocar o consumidor no centro (customer centric), entender suas dores e resolvê-las de forma eficiente são as chaves. “Os algoritmos são vistos como monstros, mas isso ocorre, muitas vezes, porque são mal construídos”, descreve.

Em consonância, Demetrio Teodorov, executivo de inovação da BRF, acredita que o momento atual está sendo utilizado pelas empresas como palco para os ajustes finos dos algoritmos e, se a intenção é engajar os consumidores, deve-se manter diversos canais abertos de acordo com as preferências das gerações.

“Quando se gera experiência, automaticamente você rompe as bolhas através de um propósito. No meu ramo, o novo mindset é o sustentariano, o consumidor que irá comprar um produto pelo pacote 360º que entrega. A partir disso, é possível notar novos comportamentos. A grande sacada é ter esse faro afiado na hora de entrar no mundo dos algoritmos e da percepção, ou seja, do conhecimento e da intuição. Sendo assim, a palavra “experiência” é o pulo do gato”, destrincha.

Além disso, para o profissional, outros dois conceitos reforçados durante as relações sociais que ocorreram durante a pandemia e que devem permear o atendimento das companhias na contemporaneidade são a empatia e a resiliência, provenientes da inovação simples.

Essas ações devem ser amparadas, caso a organização deseje propiciar uma experiência personalizada, por pesquisas. Stella Kochen Susskind, CEO da SKS CX Customer, ressalta os estudos de cliente oculto para mapear pontos fortes e fracos.

“As empresas devem deixar seus canais de contato bem claros para ouvir o que o cliente tem a dizer, e a administração dessa resposta é fundamental. Nunca deixe de se aproximar da experiência do cliente, porque queremos que ele compre o nosso produto várias vezes. Para isso, devemos ouvi-lo de maneira assertiva”, afirma a gestora.

As bolhas de interação e a relevância de um bom atendimento

Compreender como o cliente interage dentro das bolhas nas quais faz parte é fundamental para as empresas estarem por dentro do que está ocorrendo com seu público-alvo. “É importante identificar quem são os líderes e formadores de opinião dessas bolhas para conseguir se inserir nesse ambiente e entender o que está acontecendo. De nada adianta ter um excelente produto ou investir em propaganda se a experiência do cliente é ruim. Cada vez mais observamos os consumidores exigentes e o atendimento alavanca a propensão à recomendação e à recompra”, destaca Stella Kochen Susskind.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Por isso, Demetrio Teodorov coloca que todos esses dados devem ser usados a favor do negócio como mola propulsora de melhoria dos processos. “Devemos perder preconceitos e tabus, coletar informações de todos os canais e utilizá-las para desenvolvimento de produto, experiência com encantamento e por aí vai”, comenta.

Essa é uma das vantagens que a tecnologia proporciona, segundo Lucas Mancini, diretor dos canais On The Go do Grupo Habib’s. O especialista lembra que, antigamente, era mais barato ouvir a reclamação do que corrigir os processos. Nessa fase, houve a proliferação gigantesca do termo multicanalidade, o que entupia os canais. Agora, os valores se inverteram e as companhias estão investindo em automação, inteligência artificial e machine learning.

Contudo, o profissional deixa o alerta: cada caso é um caso, e o gestor deve se atentar à sua efetividade em situações de atendimento mais complexas. Se são criados mais gargalos do que resoluções, está na hora de rever o que foi feito.

“A questão não é saber se há vida inteligente fora da bolha, mas se há vida inteligente no geral. O Brasil, infelizmente, empobreceu demais nos últimos anos. Precisamos formar uma corrente para instaurar a inteligência com a acessibilidade. Além disso, o consumidor tem uma carteira limitada e, portanto, devemos criar maneiras de nos tornarmos relevantes para que ele escolha comprar conosco”, finaliza.

CEOs
Foto: Grupo Padrão / Conarec 2021

 


+ Notícias

EY provoca o mercado e desponta como especialista em CX com foco no futuro

Jornada do consumidor exige coerência na linguagem em cada canal de contato

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]