A Gucci anunciou essa semana a segunda edição da sua revista, Chime, onde o Brasil entrou como protagonista da sua campanha a favor da causa transgênero.
Entre os destaques da edição está um texto escrito por Gabe Passareli em homenagem à irmã Matheusa, estudante, transexual e militante da causa LGBT, morta em abril de 2018.
“Meu coração lateja o tempo todo. Você sempre me disse que queria ser sepultada e não sei como se sentiria se soubesse que eles queimaram seu corpo. Como se lida com uma coisa dessa? Mas espero que você saiba que sua passagem neste mundo transformou a vida de muitas pessoas”, declara Gabe em carta à irmã.
A edição da Chime vem com um zine – segundo a Gucci, um livreto de pequena circulação produzido por entusiastas de uma cultura particular –, assinado pela cantora Liniker, uma das principais vozes do ativismo LGBT no Brasil.
O zine faz parte do projeto Chime for Change, lançado pela marca em 2013, e que tem como embaixadoras Beyoncé e Salma Hayek. A iniciativa visa unir e fortalecer defensores da igualdade de gênero. O projeto já arrecadou US$ 15 milhões nos 89 países onde atua e beneficiou mais de 570 mil mulheres.
A revista será distribuída em Florença no Gucci Garden, em Nova Iorque, na livraria Gucci Wooster Bookstore, e em outras livrarias selecionadas em todo o mundo. Haverá uma versão digital, disponível em português para ser baixada no site chime.gucci.com.
Outas grifes em apoio
Louis Vuitton
No mês de setembro, a Louis Vuitton apresentou na semana de moda em Paris uma videoperformance da escocesa Sophie durante desfile da marca. Nascida em Glasgow, ela é a primeira artista, mulher transsexual a ser indicada para o Grammy.
Ellus
No último fim de semana, a cantora não-binária Majur abriu o desfile de volta da Ellus ao evento da São Paulo Fashion Week. Ela embalou o público ao vivo autoproclamando as músicas “Sampa“, de Caetano Veloso, e “Não Existe Amor em SP“, de Criolo.
Chanel
Em agosto, a Chanel divulgou Teddy Quinlivan como a primeira modelo trans a estrelar uma campanha da grife. A americana está à frente da linha Summer Look e se tornou a cara de uma das marcas mais valiosas no universo da beleza.
Victoria’s Secret
A Victoria’s Secret, marca de lingerie mais conhecida do mundo, decidiu na mesma semana em que informou que deixaria de organizar seus famosos desfiles anuais pela falta de diversidade, anunciar a brasileira Valentina Sampaio como a primeira modelo trans a fazer parte do universo da empresa.