A Granado Pharmácias, fundada em 1870, acaba de chegar em solo norte-americano. No dia 2 de fevereiro, foi inaugurada a primeira loja da marca nos Estados Unidos, na avenida Madison, 611, no coração de Nova York. Próxima de locais icônicos da cidade, como o Central Park, a Apple Store na Quinta Avenida e o Carnegie Hall, apresenta ao público da cidade, assim como seus inúmeros visitantes, as fragrâncias brasileiras da marca.
Além do espaço físico, a Granado também lançou sua loja virtual no país. Os dois canais contam com perfumes, colônias eau de toillete e demais produtos para cuidados para o corpo e para a casa. A empresa anuncia que essa é a primeira loja em solo americano, e mais uma deve ser inaugurada ainda esse ano. A Granado, hoje, já possui unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, Lisboa, Londres e Paris.
“Esse é um projeto que estamos nos preparando há dois anos, estudando as preferências do consumidor americano em nossas lojas da Europa, principalmente em Londres, e vendo o que olfativamente os americanos gostam”, conta Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas da Granado. “Tivemos que investir em um Centro de Distribuição para atender com rapidez aos clientes de atacado, adaptamos formulações, criamos produtos novos. Estamos vendo esse momento como um passo importante para a marca. Acreditamos que o país tem capacidade para ter uma grande fatia de nosso faturamento”.
Novos públicos, novos produtos
No Brasil, a marca da Granado já está muito bem consolidada. Com atuação desde 1870, quando foi fundada pelo português José Antônio Coxito Granado, as lojas da marca remetem às antigas farmácias do século XIX, com móveis de madeira, vidros de perfumes e colônias decorados, e identidade visual vintage. No entanto, a Granado é uma novidade para o público norte-americano, que em grande parte não tem conhecimentos íntimos sobre a história do Brasil ou de seu período Imperial.
“No Brasil, quem não conhece Granado? Na Europa e EUA temos que nos apresentar. Criamos vários produtos sabendo do gosto do americano, mas temos também um vídeo educativo, assim como um texto nos apresentando na entrada da loja”, explica a executiva.
O almanaque Pharol da Medicina, produzido no final do século XIX para divulgar os produtos da marca, também foi reeditado com informações atualizadas, apontando os itens que fazem mais sucesso nos diferentes países onde a Granado tem lojas. Há também curiosidade sobre os ingredientes utilizados na produção dos produtos, além de costumes brasileiros para que os consumidores conheçam mais sobre as raízes da marca.
Há também o livro “Granado”, publicado pela editora Assouline em 2020, que relata os 150 anos da marca e que destaca as fragrâncias Carioca e Bossa – essa última, com notas de coco e maracujá, que já está fazendo sucesso entre os norte-americanos. “Estudamos as preferências do consumidor americano em nossas lojas da Europa, principalmente em Londres. Com a fragrância Tonka, que faz muito sucesso com o consumidor dos Estados Unidos, criamos uma vela de três pavios numa edição limitada e vários kits exclusivos para a nova loja”.
Granado à brasileira
A estética da loja da Granado na avenida Madison segue na mesma identidade de suas irmãs em Terra Brasilis. Com um projeto feito com a Ouriço Arquitetura, a Perfumaria Granado exibe as estampas e os tons coloridos dos produtos da marca, além de um papel de parede criado pelo artista Gabriel Azevedo – sempre com o objetivo de destacar o trabalho de artistas brasileiros. Há também uma campanha com a influenciadora Letícia Ribeiro sobre a coleção Expedição, que destaca as frutas e flores do país.
“A estratégia é mostrar um Brasil colorido”, resume Freeman. “Uma marca colorida com tradição. Nossa loja é super experiencial. Essa mistura está fazendo sucesso com o consumidor daqui”.