O varejo é o maior empregador do Brasil e para assinalar os méritos e boas práticas dos empregadores o Great Place to Work em parceria com a revista NOVAREJO reconhecem o setor através do ?Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO?.
O estudo que acontece em 49 países e há mais de 20 anos no Brasil reconhece empresas de diversos setores que aplicam as práticas mais eficazes de gestão de pessoas. O prêmio se tornou referência no mercado mundial e a partir de 2014, através da parceria com a revista NOVAREJO, pretende se tornar também um dos mais importantes para o segmento de varejo.
?É a primeira vez no mundo que usamos um corte setorial. Teremos indicadores específicos para o varejo, que fazem sentido nesse setor e que podem ajudar as empresas a priorizar ações que precisam ser tomadas?, destaca Ruy Shiozawa, CEO da Grat Place To Work (GPTW).
Conquistar um lugar nessa lista não acontece por acaso. E a aprovação dos funcionários é determinante, já que são eles que avaliam uma série de aspectos importantes como o relacionamento com os chefes, políticas de carreira e remuneração, aprendizado e outros benefícios.
O GPTW NOVAREJO, além de apontar o alto grau de importância da gestão, pretende elevar o resultado expressivo e satisfatório do próprio negócio varejista.
Aspectos relevantes do setor varejista extraídos do estudo ?Melhores Empresas para Trabalhar? em 2013
Um dado interessante levantado no resultado do prêmio de 2013 foi a redução do turnover no setor de varejo (veja o gráfico).
Outro fator que chamou a atenção em 2013 foi a importância da comunicação entre líderes e colaboradores: quanto maior o número de feedbacks dados aos funcionários, maior é o índice de confiança, que por sua vez eleva a satisfação de seus clientes (veja o gráfico).
A liderança, principal elo na cadeia de gestão, foi também apontada como um cargo a ser conquistado. 60% dos CEOs das empresas varejistas avaliadas em 2013 fizeram carreira em suas respectivas empresas antes de se tornarem os executivos principais. Em média, demoraram 14 anos para se tornarem os CEOs das respectivas premiadas.
Nessa nova era as pessoas se transformaram no principal ativo do seu negócio. Consumidoras ou colaboradoras, o elemento humano tornou-se um diferencial competitivo. Compreender as relações de consumo no setor de varejo no Brasil requer profissionais mais preparados, capacitados e que ajudem a garantir a longevidade do seu negócio e até reinventá-lo, se necessário for.
Critérios para participação do Prêmio GPTW NOVAREJO
-Ter 50 ou mais funcionários;
-Podem participar supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos, livrarias, etc.
Avaliação
A avaliação é feita após a inscrição, com questionários enviados aos funcionários e sobre as políticas e práticas da empresa ? normalmente é preenchido pela equipe de RH. As respostas e resultados da pesquisa são analisados e avaliados seguindo o modelo global e padronizado pelo Great Place To Work. Após a conclusão da pesquisa com os funcionários, a empresa recebe um feedback sintetizado. Por fim, será feita uma classificação daqueles habilitados ao Prêmio e a cerimônia de reconhecimento será realizada. Os resultados, análises e cobertura completa serão publicados aqui no portal e na Revista NOVAREJO.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através deste link. E vão até o dia 30 de abril de 2014. Após a inscrição você receberá um email com um login e senha para acessar as demais informações.