No primeiro trimestre de 2016, o Grupo Pão de Açúcar, que detém as redes Assaí, Via Varejo e Cnova, viu suas vendas totalizarem R$ 17,8 bilhões, um aumento de 3% em comparação ao mesmo período de 2015.
Os dados, divulgado pela companhia nesta terça-feira (12), mostram que o resultado poderia ter sido pior se o crescimento nas vendas da rede Assaí não tivesse acelerado 36,2%, bem acima da inflação. A previsão é de que até 15 novas lojas da bandeira abram as portas no decorrer do ano.
A Via Varejo, por outro lado, viu sua receita de vendas recuar 11,8% para R$ 4,7 bilhões no trimestre, e vem fechando lojas de baixo desempenho para lidar com o baixo consumo no Brasil. A Cnova por sua vez acumulou R$ 1,79 bilhão, revelando uma retração de 10,5% em comparação ao trimestre equivalente do ano anterior.
Com um aumento de 10,9% nas vendas, o segmento de alimentação foi o destaque, totalizando R$ 9,9 bilhões. Grande parte deste resultado, segundo o relatório do GPA, se deve ao desempenho das 96 lojas Assaí, cuja participação nas vendas de alimentos “já supera a dos hipermercados.”