O GPA conseguiu reverter um prejuízo de R$ 482 milhões verificado em 2016, em um lucro de R$ 619 milhões, considerando as operações em continuidade e descontinuadas. Ao todo, a companhia conseguiu verificar um aumento de 7,7% nas vendas líquidas, para R$ 44,6 milhões.
“O ano de 2017 mostrou-se desafiador, no entanto, com importantes sinais de melhoria para os negócios, em uma linha contínua do trabalho iniciado há três anos no GPA. Embora os efeitos dos indicadores macroeconômicos ainda sejam incipientes, fechamos o ano com importantes progressos nas BUs, consequências da administração estratégica do portfólio, do uso mais pragmático da base de dados da Companhia e continuidade do processo de disciplina na gestão financeira e simplificação das estruturas”, explicou a companhia em relatório.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A margem líquida da companhia das operações em continuidade e descontinuadas passou para 1,4% – um crescimento de 2,6 pontos porcentuais em relação a 2016.
“A manutenção do foco da Companhia nos formatos de maior retorno, com aberturas, fechamentos e, principalmente, conversões de lojas, também se consolidou como uma estratégia acertada que resultou em ganhos de rentabilidade”, afirmou a companhia em relatório.
Negócios
De todos os negócios da empresa, o Assaí segue como o grande destaque da companhia. A bandeira de atacarejo da empresa praticamente dobrou o lucro líquido entre 2016 e 2017, passando de R$ 283 milhões para R$ 540 milhões – um crescimento de 91%.
As vendas acumularam alta de R$ 20,1 bilhões e venda líquida de R$ 18,4 bilhões com avanço em relação a 2016 de 28% e 27,8%, respectivamente. Segundo a empresa, o desempenho foi impulsionado pelas 20 aberturas do ano, com as 15 conversões e 5 orgânicas, além da entrada da bandeira em dois novos Estados (Minas Gerais e Piauí).
As lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper.
Leia também
Entenda como o Assaí se tornou a grande estrela do GPA
O Multivarejo da companhia, das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e os mercados de vizinhança das duas bandeiras, registrou uma venda líquida de R$ 26,2 bilhões no acumulado de 2017 – uma queda de quase 3% em relação ao ano anterior.
O desempenho foi impactado pelo fechamento de 17 hipermercados desde o início do ano, sendo 15 para conversão em Assaí. Essa otimização do portfólio de lojas representou uma redução de aproximadamente 5% da área de vendas do Multivarejo. O crescimento de vendas no conceito ‘mesmas lojas’ foi de 0,7%.
Com isso, a companhia registrou um prejuízo de R$ 415 milhões em 2016 para um lucro de R$ 33 milhões em 2017.