Pesquisar
Close this search box.
/
/
GPA reverte prejuízo de quase R$ 500 mi em lucro de R$ 619 mi em 2017

GPA reverte prejuízo de quase R$ 500 mi em lucro de R$ 619 mi em 2017

Companhia consegue reverter cenário de prejuízo de 2016 em lucro no acumulado do ano passado. Assaí segue como destaque nos resultados da companhia

O GPA conseguiu reverter um prejuízo de R$ 482 milhões verificado em 2016, em um lucro de R$ 619 milhões, considerando as operações em continuidade e descontinuadas. Ao todo, a companhia conseguiu verificar um aumento de 7,7% nas vendas líquidas, para R$ 44,6 milhões.

“O ano de 2017 mostrou-se desafiador, no entanto, com importantes sinais de melhoria para os negócios, em uma linha contínua do trabalho iniciado há três anos no GPA. Embora os efeitos dos indicadores macroeconômicos ainda sejam incipientes, fechamos o ano com importantes progressos nas BUs, consequências da administração estratégica do portfólio, do uso mais pragmático da base de dados da Companhia e continuidade do processo de disciplina na gestão financeira e simplificação das estruturas”, explicou a companhia em relatório.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A margem líquida da companhia das operações em continuidade e descontinuadas passou para 1,4% – um crescimento de 2,6 pontos porcentuais em relação a 2016.

“A manutenção do foco da Companhia nos formatos de maior retorno, com aberturas, fechamentos e, principalmente, conversões de lojas, também se consolidou como uma estratégia acertada que resultou em ganhos de rentabilidade”, afirmou a companhia em relatório.

Negócios

De todos os negócios da empresa, o Assaí segue como o grande destaque da companhia. A bandeira de atacarejo da empresa praticamente dobrou o lucro líquido entre 2016 e 2017, passando de R$ 283 milhões para R$ 540 milhões – um crescimento de 91%.

As vendas acumularam alta de R$ 20,1 bilhões e venda líquida de R$ 18,4 bilhões com avanço em relação a 2016 de 28% e 27,8%, respectivamente. Segundo a empresa, o desempenho foi impulsionado pelas 20 aberturas do ano, com as 15 conversões e 5 orgânicas, além da entrada da bandeira em dois novos Estados (Minas Gerais e Piauí).

As lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper.

Leia também 
Entenda como o Assaí se tornou a grande estrela do GPA

O Multivarejo da companhia, das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e os mercados de vizinhança das duas bandeiras, registrou uma venda líquida de R$ 26,2 bilhões no acumulado de 2017 – uma queda de quase 3% em relação ao ano anterior.

O desempenho foi impactado pelo fechamento de 17 hipermercados desde o início do ano, sendo 15 para conversão em Assaí. Essa otimização do portfólio de lojas representou uma redução de aproximadamente 5% da área de vendas do Multivarejo. O crescimento de vendas no conceito ‘mesmas lojas’ foi de 0,7%.

Com isso, a companhia registrou um prejuízo de R$ 415 milhões em 2016 para um lucro de R$ 33 milhões em 2017.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]