O Google chegou no CES 2020 apresentando muitas novidades, principalmente, para a sua assistente de voz impulsionada por inteligência artificial.
Um dos lançamentos que promete fazer sucesso é a leitura de textos na web. Para aqueles que já gostam de ler e-books e notícias online, a atualização trará grandes benefícios. Os usuários poderão dizer “Hey, Google, leia esta página” e ouvir perfeitamente o conteúdo.
O recurso foi configurado com um diferenciado banco de dados fonético para que a leitura seja de forma natural sem uma voz robotizada e cansativa.
Mais uma novidade promete completar o programa de leituras futuramente. De acordo com o Google, o assistente virtual ainda vai rolar as páginas automaticamente e sinalizar destaques em trechos do texto.
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES
Também há novidades na hora de programar ações. Por exemplo, a assistente de voz poderá desligar as luzes em um horário marcado, fazer ligações programadas e outras atividades.
O recurso já estava disponível no sistema, no entanto, era necessário que essas ações fossem repetidas com frequência para serem realizadas. Agora com a atualização é possível executar uma ação futura a partir uma única vez.
POST-IT NA TELA DO CELULAR E DISCAGEM RÁPIDA
Se você gosta de utilizar post-it coloridos espalhados pelos lugares, você vai adorar esta novidade do Google. A atualização do assistente irá permitir que os usuários coloquem lembretes na tela do celular através de comandos como “Ei, Google, deixe uma nota sobre o meu médico semana que vem”.
O aviso ficará visível mesmo na tela de bloqueio. As telas de bloqueio também poderão contar com opções de discagem rápida, onde o usuário poderá cadastrar um sequência de números para realizar ligações com mais agilidade.
TRADUÇÃO EM TEMPO REAL
É isso mesmo! Com a atualização não há mais a necessidade de baixar o aplicativo de tradução do Google, o assistente ficará encarregado de cumprir esta missão.
Se um usuário precisar conversar com alguém que fala outro idioma, basta ativar o “Modo intérprete” com o comando de voz: “Ei, Google, seja meu intérprete”. A tradução ocorrerá simultaneamente em poucos segundos. Mais de 20 idiomas estarão disponíveis.
+NOTÍCIAS
Apple, Amazon e Google se unem para criar padrão universal para “casas inteligentes”
Nest Mini traz Google Assistente para as casas brasileiras
Google Assistente: Quanto custa ter uma casa conectada?