/
/
Coronavírus: conheça o “golpe da live”

Coronavírus: conheça o “golpe da live”

A lives musicais tem gerado muitas doações para os mais necessitados. No entanto, tem gente de olho no dinheiro enviado por meio do QR Code

Se não bastasse o distanciamento social e todo o enfrentamento da população contra o novo coronavírus, órgãos de defesa do consumidor investigam a ação de criminosos que andam de olho nas doações feitas nas lives musicais. É o chamado “Golpe da Live”.

Um dos órgãos de olho nesse golpe é o Procon São Paulo. Esta semana, o órgão notificou o Facebook Serviços Online do Brasil, responsável pelo Instagram, e o Google Brasil Internet Ltda., responsável pelo YouTube, com a finalidade de obter informações sobre falsas transmissões de cantores sertanejos, que pediam doações supostamente destinadas a famílias afetadas pela pandemia da COVID-19.

Segundo informações do órgão, nas lives falsas foram divulgados QR Codes e contas para que as pessoas fizessem as doações. As transmissões falsas reproduzem o sinal ao vivo da live oficial em outra plataforma.

As empresas deverão esclarecer se o canal é responsável pelo fornecimento do QR Code para a doação de valores e a quem estes precisam estar atrelados (ao canal ou a quem efetua a transmissão do vídeo); de que forma o consumidor-usuário pode identificar que a transmissão é falsa e não devidamente autorizada pelo canal; e quais políticas de segurança são aplicadas para evitar o acesso a uma transmissão irregular.

Terão ainda que informar quais mecanismos são utilizados para retirar do ar a transmissão irregular; como o consumidor-usuário é informado da irregularidade; e, após a constatação da irregularidade das transmissões, que providências foram adotadas, especialmente em relação aos responsáveis pela retransmissão.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]