O que pensam, como vivem, do que se alimentam as pessoas que fazem parte da Geração Z. Esse foi o objetivo do levantamento realizado pela rede social Snapchat para identificar tendências de consumo e comportamento para os nascidos a partir de 2000.
A primeira conclusão é que a Geração Z está muito mais aberta a experiências imersivas. Pelo menos 96% dos entrevistados gostariam de usar a realidade aumentada para fazer compras e 9 em cada 10 para experimentar maquiagem ou roupas. Para a Gen Z, as experiências com realidade aumentada parecem mais pessoais.
Leia Mais: Geração Baby Boomer, X, Y ou Z: entenda onde você se encaixa
Consumo para a Geração Z
O Snapchat também procurou entender quais os desejos e necessidades da Geração Z e quais são os aspectos que definem o engajamento com marcas e publicidade. Para 44% dos entrevistados, é importante que as marcas se conectem com eles.
Mais da metade dos quase 5 mil entrevistados da Geração Z confirmaram que se conectaram com outros usuários através de gosto em comum por marcas. Para Max Rivera, porta-voz de Expansão de Negócios Globais na Snap, quem focar em ocupar os espaços que a Geração Z está criando, com experiências personalizadas e imersivas vão sair na frente.
“A Geração Z está criando espaços de positividade e individualidade, quem oferecer experiências mais personalizadas e imersivas estará na vanguarda do mercado”, destaca Rivera.
A pandemia acelerou a digitalização das relações de consumo, com o crescimento das compras online. E a tecnologia de realidade aumentada é o recurso favorito da Geração Z, de nativos digitais. O levantamento do Snapchat revelou que 72% da Geração Z prefere interagir digitalmente com as marcas.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Uma das formas mais eficientes de fazer isso é precisamente com a realidade aumentada. Para 71% é mais fácil prestar atenção em anúncios que usem o recurso. Segundo a consultoria Deloitte, mais de 100 milhões de pessoas já fazem compras usando realidade aumentada em todo o mundo.
Imersão para se conectar com a Geração Z
O Snapchat, que tem cerca de 8 milhões de usuários no Brasil, começou como uma rede social de comunicação e compartilhamento, mas para Rivera, a realidade aumentada tem o poder de mudar a maneira como o experimentamos. “Ela se tornou uma das ferramentas mais inovadoras que as marcas têm hoje à sua disposição para se conectar com seus públicos. É um novo mercado para negócios”, avalia.
No Brasil, Adidas, Calzedonia, L’Oreal, Magazine Luiza, Natura e Renner já usam recursos de realidade aumentada para melhorar a experiência do cliente.
Leia Mais: Insatisfeita, Geração Z quer mudar cultura corporativa por dentro
Dicas para se conectar com a Geração Z
Junto com o estudo, o Snapchat deu dicas para as empresas e marcas que querem conquistar seu espaço entre a Geração Z:
Explore a Realidade Aumentada
Como já foi dito antes, a realidade aumentada é um recurso valioso para criar uma relação direta com o consumidor. É como ter um provador ao alcance da mão para testar produtos que vão de maquiagem a móveis em um ambiente.
O uso da tecnologia cria uma experiência mais personalizada para cada cliente, e pode ser o diferencial entre uma compra efetuada ou um carrinho abandonado.
Invista na Gamificação
Não se trata necessariamente de criar jogos, mas engajar os clientes por meio de desafios e curiosidade para manter a atenção por mais tempo. A gamificação já é muito familiar para a Geração Z e pode ser uma ferramenta importante de retenção ao criar uma jornada que faça sentido para a marca e para esse jovem consumidor.
+ Notícias
TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita